Como recolher o ISS de autônomo?
Índice
- Como recolher o ISS de autônomo?
- O que é o ISS autônomo?
- Como pagar ISS pessoa física?
- Qual o valor do ISS para psicólogo?
- O que é o ISS retido?
- O que é ISS pessoa física?
- Qual é o ISS para o profissional autônomo?
- Qual a isenção do ISS?
- Será que os profissionais liberais e autônomos estão isentos do pagamento do ISS?
- Quem deve contribuir com o ISS?
Como recolher o ISS de autônomo?
O profissional autônomo que presta serviços esporadicamente só deve pagar o ISS quando realizar um serviço. Nesse caso o pagamento é muito simples: o autônomo emite nota fiscal na prefeitura e já recolhe no mesmo momento o valor devido a título de Imposto Sobre Serviço.
O que é o ISS autônomo?
O Imposto Sobre Serviços (ISS) é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Ele é recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal e também é conhecido como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Como pagar ISS pessoa física?
O ISS deve ser pago na cidade do prestador do serviço, ou na sua falta, o local de domicílio do prestador de serviços. Porém, para alguns serviços — como limpeza e manutenção —, o ISS deve ser pago ao município onde o serviço foi prestado.
Qual o valor do ISS para psicólogo?
Nesse regime tributário, existe uma presunção estipulada pelo fisco para apuração dos impostos, por isso o nome lucro “presumido”. O fisco presume que o lucro é de 32% para serviços de psicologia e toda a apuração é feita com base nesse percentual e não o bruto como no caso do Simples nacional.
O que é o ISS retido?
Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.
O que é ISS pessoa física?
O contribuinte do ISS é o prestador de serviço, seja ele um autônomo (pessoa física), seja uma empresa (pessoa jurídica). ... Em alguns casos, o ISS é retido na fonte — ou seja, o tomador do serviço já desconta o valor do imposto no momento de seu pagamento, ficando responsável por recolhê-lo aos Cofres Públicos.
Qual é o ISS para o profissional autônomo?
- O ISS para o profissional autônomo. O Imposto Sobre Serviços (ISS), substituto do antigo ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) é um tributo de cunho municipal que incide sobre os pagamentos de serviços realizados por empresas ou por profissionais autônomos com ou sem estabelecimento fixo no município.
Qual a isenção do ISS?
- Autônomo - Isenção do ISS Desde 1º de janeiro de 2009 por força da Lei nº 14., os profissionais liberais e autônomos, estão isentos do Imposto Sobre Serviços - ISS.
Será que os profissionais liberais e autônomos estão isentos do pagamento do ISS?
- 1) Os Profissionais Liberais e Autônomos estão isentos do pagamento do Imposto sobre Serviços (ISS) a partir de 2009? Sim.
Quem deve contribuir com o ISS?
- Quem deve contribuir com o ISS? O ISS é pago pelas empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos. Aqueles que se encaixam no primeiro caso deverão recolher o ISS, além dos demais impostos – como IR, PIS, COFINS, contribuição social ou, substituídos pelo Simples Nacional, caso optante.