Como é feito o Matriciamento?
Como é feito o Matriciamento?
De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.
Quais os instrumentos do processo de Matriciamento E o que caracteriza uma Interconsulta?
Entre os instrumentos do processo do matriciamento estão: elaboração de PTS, interconsulta, consulta conjunta, visita domiciliar conjunta, grupos, educação permanente, abordagem familiar, entre outros.
Qual o papel do agente Matriciador?
O papel do matriciador não é seguir capitaneando a escuta dos usuários da unidade básica (embora seja tentado a tal, pela sua formação), mas conseguir fazer uma passagem dessa escuta/acolhimento/cuidado à equipe.
Qual a definição da interconsulta?
- Schmitt e Gomes (2005) consideram a interconsulta uma atividade interprofissional e interdisciplinar. De acordo com os autores, a interconsulta pode ser definida como a presença de um médico psiquiatra em uma unidade ou serviço médico geral atendendo à solicitação de um médico de outra especialidade.
Quais os objetivos da interconsulta?
- A interconsulta possui como objetivos, de acordo com Schmitt & Gomes (2005): Atuar na interface com a Medicina em geral (difundir o conhecimento psiquiátrico entre outras áreas da Medicina, auxiliar e instrumentalizar o médico não psiquiatra a reconhecer e tratar situações de natureza psiquiátrica);
Qual o significado do termo interconsulta psiquiátrica?
- Os autores dão ênfase ao emprego genérico do termo interconsulta psiquiátrica em lugar de consultation-liason psychiatry. Desmembram tal termo de forma a dar-lhe seus significados originais.