O que é TVP e suas complicações?

Índice

O que é TVP e suas complicações?

O que é TVP e suas complicações?

O que é: É o desenvolvimento de um “coágulo de sangue” dentro de um vaso sanguíneo venoso, sendo as veias dos membros inferiores as mais atingidas. A TVP é também a responsável pela embolia pulmonar.

O que a trombose venosa pode causar?

As principais complicações da trombose são: Insuficiência venosa crônica ou síndrome pós-trombótica. Inchaço crônico da perna afetada e/ou dor acompanhado de varizes. Mudanças na pele, que pode se tornar mais escura e seca.

Como identificar trombose venosa profunda?

7 sintomas de trombose venosa profunda (TVP)

  1. Inchaço em uma das pernas, que vai aumentando ao longo do tempo;
  2. Dor repentina em uma das pernas que fica mais intensa ao longo do tempo;
  3. Vermelhidão na perna afetada;
  4. Sensação de calor ao tocar na perna inchada;
  5. Veias mais visíveis na pele devido à maior dilatação;

O que leva a ocorrência de uma trombose venosa profunda?

Os coágulos sanguíneos de trombose venosa profunda podem ser causados ​​por qualquer obstrução que impeça o sangue de percorrer seu fluxo ou coagular naturalmente, como lesão de uma veia, cirurgias, determinados medicamentos e imobilidade.

Qual a principal complicação de TVP?

A principal complicação de curto prazo da TVP é TEP. A de longo prazo, é a Síndrome pós-trombótica, que se caracteriza por dor crônica; sensação de peso; cãibra; inchaço, com melhora dos sintomas durante repouso e elevação dos membros inferiores, além do uso de meias elásticas.

Qual o fator deve ser ativado para dissolver o trombo?

O fator X ativado (Xa) interage com o fator V ativado (Va) formando um complexo (protrombinase) que converte a protrombina em trombina.

Como é feito o diagnóstico da TVP?

  • O diagnóstico é feito por história e exame físico, e é confirmado por testes objetivos, tipicamente com ultrassonografia dúplex. Testes de d -dímero são usados quando há suspeita de TVP; um resultado negativo ajuda a excluir TVP, enquanto um resultado positivo é inespecífico e requer testes adicionais para confirmar a TVP.

Qual a complicação mais frequente da TVP?

  • A complicação tardia mais frequente é a Síndrome pós-trombótica, definida como sintomas venosos crônicos e/ou sinais secundários à TVP após recanalização da veia acometida, ocorrendo em cerca de 30 a 50% dos pacientes dentro de dois anos após episódio de TVP proximal.

Quais são os procedimentos de maior risco para TVP?

  • Os procedimentos cirúrgicos de maior risco para TVP são neurocirurgias e cirurgias ortopédicas, principalmente cirurgias do quadril e joelho. Apesar da profilaxia 1 a 3% dos pacientes com cirurgias de quadril e joelho vão apresentar trombose. Internação hospitalar, por sua vez, aumenta em 8 vezes o risco de TVP.

Qual o valor do teste de compressão para TVP?

  • O principal critério ultrassonográfico para diagnóstico de TVP é o teste de compressão, com leve compressão em linha venosa, caso seja possível compressão completa se exclui TVP. O valor preditivo positivo de um teste de compressão venosa positivo para TVP é de 94%.

Postagens relacionadas: