Qual o conceito de tecnofilia e tecnofobia?

Índice

Qual o conceito de tecnofilia e tecnofobia?

Qual o conceito de tecnofilia e tecnofobia?

Tudo está ao alcance de todos, mas ainda se convive entre a tecnofobia, definida como aversão às coisas tecnológicas, e a tecnofilia, o excesso de apreço pela tecnologia (DEMO, 2009). ... As novas tecnologias colocam o ser humano em situações de entusiasmo arrebatador e lástimas.

O que é um Tecnofilo?

Tecnófilos: um grupo de consumidores conectados poderosos e experientes em tecnologia. À primeira vista, os Tecnófilos não parecem ter a maior influência no mercado. Eles são um grupo pequeno, mas poderoso, com forte poder de compra.

Qual a diferença entre Tecnofilos e Tecnofobos?

Resposta: Os tecnofilos são indivíduos que acreditam que a tecnologia seja um meio de promover o crescimento dos alunos, na escola e fora dela. Já os tecnofobos são indivíduos que apresentam aversão às tecnologias virtuais.

Qual a característica de um usuário Tecnofílico?

Reconhecemos como tecnofílicos àqueles que organizam sua vida ao redor de novas tecnologias e acham que sem elas não é possível ter uma vida social de sucesso. Vivem pendentes da comunicação e dos diferentes modelos que se incorporam ao mercado.

O que causa a tecnofobia?

Porém, em muitas pessoas, o temor só se intensifica, levando a um quadro que pode ser caracterizado como tecnofobia. E não há uma só razão para isso. As causas podem envolver fatores culturais, religiosos, sociais, intelectuais, psicológicos, ideológicos e assim por diante.

Como tratar a tecnofobia?

Em tais casos, a terapia pode ser útil. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) e hipnoterapia são freqüentemente usados para tratar uma variedade de condições mentais, incluindo a tecnofobia. A terapia pode ser usada em conexão com o treinamento de dessensibilização.

Como ajudar Tecnofobos?

Dedicar tempo para aprender cuidadosamente sobre mudanças tecnológicas, ler artigos de ajuda, assistir a vídeos instrutivos e realizar treinamento apropriado é útil para reduzir o medo e a frustração entre os tecnófobos.

Quais as consequências da tecnofobia?

Quem tem tecnofobia vive uma rotina de fugir de tudo o que lhe pareça muito avançado. Além da ansiedade que isso causa, há prejuízos no dia a dia: o indivíduo pode simplesmente não conseguir sacar dinheiro em um caixa eletrônico ou passar um bilhete no bloqueio do metrô, por exemplo.

O que provoca a tecnofobia?

O que é tecnofobia? Tecnofobia é o medo, resistência ou aversão à tecnologia, seja por falta de qualificação para o uso, traumas psicológicos, motivos religiosos, resposta intuitiva à novidade ou medo de ser substituído profissionalmente por uma máquina. A tecnofobia pode se manifestar em maior ou menor grau.

O que é tecnofobia explique?

Tecnofobia é o medo da tecnologia moderna. Extremizada em obras de ficção, como no livro Frankenstein ou o filme Blade Runner, no cotidiano manifesta-se com o receio em utilizar um computador ou uma caixa multibanco.

Postagens relacionadas: