Qual o conceito de Taquifilaxia?

Índice

Qual o conceito de Taquifilaxia?

Qual o conceito de Taquifilaxia?

Imunização orgânica rápida adquirida por injeção prévia e repetida de pequenas doses de um veneno, o que vai impedir a ação das doses tóxicas desse veneno.

Qual a diferença entre Taquifilaxia e tolerância?

O termo taquifilaxia (do grego: proteção rápida) implica em uma diminuição consideravelmente rápida na resposta, enquanto que tolerância é geralmente empregada para descrever uma diminuição mais gradual na eficiência da droga adicionada repetitivamente durante um período de tempo mais longo.

O que pode causar Taquifilaxia?

Depleção de mediadores; Aumento da degradação metabólica da droga; Adaptação fisiológica; Extrusão ativa da droga das células.

Quais os principais mecanismos celulares envolvidos na tolerância ou dessensibilização as drogas?

Dessensibilização de receptores e Tolerância A tolerância caracteriza-se pela necessidade de aumentar as doses de fármacos para se alcançar os mesmos efeitos farmacológicos. Este fenômeno ocorre ocorre devido a fosforilação e internalização dos receptores fosforilados.

Como ocorre a dessensibilização?

Além de se restringir o uso do remédio que causa a alergia, outro procedimento vem dando bons resultados: é a dessensibilização, que consiste na administração gradativa de doses crescentes de medicamento em paciente reconhecidamente alérgico, até atingir a dose plena indicada para o tratamento.

Qual a diferença entre a tolerância farmacológica e a resistência bacteriana?

Tolerância é a diminuição da resposta a um fármaco usado repetidamente. Resistência é o desenvolvimento da capacidade de resistir aos efeitos anteriormente destrutivos de um fármaco por microrganismos ou células tumorais.

O que se entende por tolerância cruzada?

Relacionada à tolerância está a tolerância cruzada, que é a capacidade da droga de suprimir as manifestações de dependência física produzidas por outra droga. Já a dependência cruzada é a manutenção do estado de dependência física entre determinadas drogas.

Quais mecanismos responsáveis pela ocorrência de tolerância e dependência de fármacos?

Os exemplos de fármacos que resultam em tolerância englobam o álcool e os opioides. Um dos mecanismos responsável pela tolerância é o metabolismo acelerado, por exemplo, pela indução das enzimas hepáticas como as enzimas do sistema citocromo P450.

Quais são os mecanismos de ação das drogas?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.

Postagens relacionadas: