O que causa Teratogenese?
Índice
- O que causa Teratogenese?
- O que é um Teratogenia?
- Quais fatores influenciam a ação de um Teratógeno?
- Como os Teratogenos agem?
- Como é feita a identificação dos teratógenos para o homem?
- Quais são as manifestações do agente teratogênico na espécie humana?
- Quais são os princípios básicos de teratologia?
O que causa Teratogenese?
Os agentes teratógenos podem ser: Biológicos (é o caso de doenças, como a rubéola e a sífilis, que são causadas, respectivamente, por vírus e bactérias). Químicos (uso de álcool, drogas, medicamentos, mercúrio, nicotina, etc.). Físicos (exposição aos raios X ou outras formas de radiação).
O que é um Teratogenia?
O QUE É TERATOGENIA? Consiste no fenômeno de malformação de bebês em decorrência de problemas durante seu desenvolvimento intrauterino, os quais podem ser desencadeados por diversos fatores, sendo eles uma substância ou um organismo, denominados agentes teratogênicos.
Quais fatores influenciam a ação de um Teratógeno?
A ação de um agente teratogênico sobre o embrião ou feto em desenvolvimento depende de diversos fatores, destacando-se: (1) estágio de desenvolvimento do concepto, (2) relação entre dose e efeito, (3) genótipo materno-fetal, e (4) mecanismo patogênico específico de cada agente (Wilson, 1977).
Como os Teratogenos agem?
Um agente teratogênico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função da descendência (Dicke, 1989).
Como é feita a identificação dos teratógenos para o homem?
- Até hoje, a identificação dos teratógenos para o homem tem sido realizada principalmente pela observação inicial feita por clínicos atentos na prática médica diária, através de relatos de caso. Este foi o caso, por exemplo, da rubéola e da talidomida (Lenz, 1992).
Quais são as manifestações do agente teratogênico na espécie humana?
- Assim, as manifestações da ação de um agente teratogênico na espécie humana podem ser agrupados em classes principais: (1) morte do concepto ou infertilidade; (2) malformações; (3) retardo de crescimento intra-uterino e; (4) deficiências funcionais, incluindo-se aqui o retardo mental.
Quais são os princípios básicos de teratologia?
- Princípios básicos de teratologia: A susceptibilidade a agentes teratogênicos varia segundo o estágio de desenvolvimento do concepto no momento da exposição.