Para que serve a tabela de temporalidade?

Para que serve a tabela de temporalidade?

Para que serve a tabela de temporalidade?

Para que ela serve e quais áreas devem usá-la? O principal objetivo de uma tabela de temporalidade é controlar o volume de emissão de documentos de forma eficiente e segura, por meio da limitação do período de armazenamento.

O que é tabela de temporalidade e qual sua função?

Tabela de Temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal.

Quem faz a tabela de temporalidade?

Os órgãos de administração pública estabelecem que deve existir uma tabela de temporalidade para definição não somente dos prazos de duração, mas também para quais ações e procedimentos devem ser realizados mediante o modelo de documento em questão.

Qual a importância da Tabela de Temporalidade de documentos?

A necessidade da utilização da tabela de temporalidade no arquivo é de extrema importância, pois a tabela traz as definições como, o assunto do documento, o código de classificação, o prazo de guarda e a sua destinação final. ... - Identificar os procedimentos de gestão de documentos produzidos.

Quais os pontos importantes que devem constar na tabela de temporalidade?

Há três divisões que explicamos abaixo.

  • Frequência média. Os documentos dessa categoria são consultados eventualmente. ...
  • Frequência baixa. Esses documentos apresentam valor secundário e devem ser armazenados de forma permanente. ...
  • Frequência alta.

O que significa a vida útil de um documento?

A partir das análises na legislação é possível indicar o tempo de vida útil dos documentos. Dessa maneira, o tempo de guarda dos documentos não é determinado de forma aleatória, mas por meio de parâmetros alicerçados na legislação brasileira.

Quais informações não podem faltar na tabela de temporalidade?

No setor de RH, a Tabela de Temporalidade identifica, de forma separada, cada documento que integra a ficha pessoal do profissional. Ela destaca informações a respeito do ciclo de vida, período de guarda, frequência de utilização até a destinação final.

Como deve ser aplicada a tabela de temporalidade?

  • Para ser aplicada, a Tabela de Temporalidade deverá ser aprovada por autoridade competente e amplamente divulgada entre os funcionários da instituição.

Quais as informações contidas na tabela de temporalidade?

  • Fique de olho nas informações contidas na Tabela de Temporalidade: código, assunto, prazos de guarda (arquivos corrente e intermediário), destinação final e observações. Os prazos de guarda dos documentos devem ser expressos em anos ou pela indicação da vigência dos documentos.

Quais são os benefícios da tabela de Temporalidade Documental?

  • Estes são somente alguns das dezenas de benefícios da aplicação correta da Tabela de Temporalidade Documental (TTD) em uma empresa.

Qual o valor do Arquivo Permanente?

  • Os documentos dos arquivos corrente e intermediário possuem valor admiistrativo e os do arquivo permanente possuem valor histórico. Os documentos de arquivo permanente não podem ser eliminados, logo, o prazo de guarda só ocorre nas fases corrente e intermediária.

Postagens relacionadas: