Qual o conceito do transtorno opositor desafiador TOD é como se caracteriza?
Índice
- Qual o conceito do transtorno opositor desafiador TOD é como se caracteriza?
- O que é o tod E como identificar?
- Quem faz diagnóstico de TOD?
- Quais são os sintomas do Tod?
- Quais são os tratamentos oferecidos pelo psiquiatra?
- Quando se inicia o transtorno?
- Qual o tratamento para o transtorno opositor desafiador?
Qual o conceito do transtorno opositor desafiador TOD é como se caracteriza?
O transtorno desafiador opositor, também conhecido por TOD, geralmente ocorre durante a infância, e caracteriza-se por comportamentos frequentes de raiva, agressividade, vingança, desafio, provocação, desobediência ou ressentimento.
O que é o tod E como identificar?
O Transtorno Opositivo Desafiador — TOD — é descrito no DSM, como parte dos Transtornos de Comportamento Disruptivo, cujas características são comportamentos desafiantes, negativistas e desobedientes, principalmente diante figuras de autoridade.
Quem faz diagnóstico de TOD?
Sendo assim, é preciso reiterar a presença de dois profissionais que representam uma marca indispensável no tratamento do TOD: o neurologista e o psiquiatra infantil. Esses especialistas são devidamente preparados e direcionados para perceber os sintomas e tratá-los assim que há a confirmação do transtorno.
Quais são os sintomas do Tod?
- Os sintomas do TOD podem aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos A associação com TDAH é frequente (50% dos casos), deve ser observada e investigada em todas estas crianças para que sejam tomadas as medidas necessárias, a fim de prevenir problemas de aprendizagem e baixo rendimento escolar.
Quais são os tratamentos oferecidos pelo psiquiatra?
- Geralmente, o tratamento consiste em sessões de psicoterapia e no treinamento dos pais, para que possam lidar melhor com a doença. Além disso, em alguns casos, pode-se justificar o uso de remédios, que devem ser receitados pelo psiquiatra.
Quando se inicia o transtorno?
- A preocupação se inicia quando eles ocupam mais de uma hora por dia e fazem o indivíduo se atrasar ou até desistir de seus compromissos. E é aí que deparamos com outro dilema: a demora entre o início do transtorno e o seu diagnóstico.
Qual o tratamento para o transtorno opositor desafiador?
- O tratamento para o transtorno opositor desafiador pode ser muito diversificado e passa por promover o treinamento dos pais, com o objetivo de interagirem mais eficazmente com a criança e fazer terapia familiar para dar suporte e apoio à família.