O que é Toracostomia com drenagem pleural?

Índice

O que é Toracostomia com drenagem pleural?

O que é Toracostomia com drenagem pleural?

Toracostomia cirúrgica para colocação do dreno de tórax é a inserção cirúrgica de um dreno no espaço pleural para retirar ar ou líquido do tórax.

Como é feita a toracotomia?

A toracotomia requer anestesia geral em uma sala cirúrgica. Uma incisão é feita na parede torácica, e amostras de tecido do pulmão são removidas para exame microscópico. Se as amostras precisarem ser coletadas de áreas em ambos os pulmões, o esterno é muitas vezes dividido.

São indicações de drenagem pleural?

A drenagem torácica é o procedimento indicado quando se deseja evacuar o conteúdo aéreo ou líquido anômalo da cavidade pleural. As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.

Qual a diferença entre toracocentese e drenagem pleural?

A toracocentese é o procedimento de acesso à cavidade pleural por punção a partir da parede torácica. Permite realizar: Uma drenagem pleural, ou seja, a remoção de acumulações anormais de líquido ali presentes; Biópsias da pleura, isto é, a obtenção de amostras de tecido.

Qual o tipo de cirurgia toracotomia?

A toracotomia é um procedimento cirúrgico médico que consiste na abertura da cavidade torácica e que pode ocorrer em diferentes regiões do tórax, com o objetivo de proporcionar a via mais direta de acesso ao órgão afetado e uma largura suficiente para permitir um bom campo operatório, evitando a lesão de órgãos.

Qual a finalidade da cirurgia toracotomia?

A toracotomia é a abertura cirúrgica do tórax. É efetuada para avaliar e tratar os problemas pulmonares quando os procedimentos não invasivos não são diagnósticos ou têm pouca probabilidade de serem definitivos.

Qual a diferença entre punção e drenagem?

A punção e a drenagem pleural são procedimentos cirúrgicos com finalidade diagnóstica e terapêutica nas afecções que acometem a cavidade pleural, levando à formação ou depósito de líquido ou ar no espaço pleural.

Qual é o benefício da toracotomia pré-hospitalar?

  • Entretanto, algumas poucas séries foram publicadas demonstrando benefício para alguns pacientes após toracotomia pré-hospitalar. A toracotomia pré-hospitalar deveria ser considerada se houver um médico apropriadamente experiente, treinado e equipado, que esteja agindo em um sistema de trauma com treinamento contínuo e qualidade assegurada.

Quais são os riscos da traqueostomia?

  • Quais são os riscos da traqueostomia? Como qualquer cirurgia, a traqueostomia apresenta riscos.

Qual a abertura da cavidade torácica?

  • Compreende-se qualquer abertura da cavidade torácica visando examinar as estruturas expostas cirurgicamente, seja para a coleta de material para diagnóstico laboratorial ou remoção/correção de partes lesadas.

Como tratar a parede torácica?

  • Através de uma toracotomia pode-se tratar e investigar lesões encontradas na parede torácica, pleura, pulmões, traquéia, brônquios, pericárdio, grandes vasos, esôfago, mediastino, diafragma e abdômen superior. Por envolver órgãos endotorácicos tal procedimento produz um nível significativo de estresse ao sistema cardiorrespiratório.

Postagens relacionadas: