Para que serve o exame de topografia da córnea?
Índice
- Para que serve o exame de topografia da córnea?
- O que é Tomografia da córnea?
- Qual a curvatura normal da córnea?
- Como interpretar um exame de Topografia da córnea?
- Como entender o exame de ceratocone?
- Para que serve o exame Galilei?
- Como é realizado o exame de tomografia corneana?
- Como a tomografia de córnea pode avaliar a presença de outras alterações oculares?
- Como é feita a topografia de córnea?
- Qual o significado do termo tomografia?
Para que serve o exame de topografia da córnea?
A topografia de córnea realiza o mapeamento topográfico por meio de projeções de anéis luminosos na córnea. Para o acompanhamento e diagnóstico de doenças da córnea, como o ceratocone, degenerações e distrofias de córnea e erros refrativos (astigmatismo e miopia).
O que é Tomografia da córnea?
Exame não invasivo, de não contato, analisador do segmento anterior do olho (córnea, íris, pupila, cristalino). Faz diagnóstico de catarata e ceratocone antes das manifestações visuais e dos demais aparelhos da rotina de consultório.
Qual a curvatura normal da córnea?
Como podemos verificar, para uma córnea normal, como o raio de curvatura da superfície anterior é, em torno de 7,7 mm e o da superfície posterior é 6,8 mm, a relação normal entre o raio posterior e anterior é, em torno de 82%.
Como interpretar um exame de Topografia da córnea?
Diferentemente de uma topografia realizada em um olho normal, no ceratocone a topografia de córnea revela a presença de um astigmatismo irregular e assimétrico que, em geral apresenta uma maior curvatura na porção inferior da córnea.
Como entender o exame de ceratocone?
Como diagnosticar o ceratocone? Em caso de suspeita da doença, o diagnóstico é feito por meio do exame oftalmológico e confirmado pela Topografia Corneana Computadorizada – exame que faz um estudo topográfico de superfície da córnea, ou seja, um retrato mais apurado da córnea.
Para que serve o exame Galilei?
O Galilei é um complexo exame que permite identificar mínimas irregularidades nas lentes do olho humano: córnea e cristalino, fazer as medidas do olho para calcular o poder da lente intra-ocular.
Como é realizado o exame de tomografia corneana?
- Todo esse acompanhamento pré-operatório, bem como o próprio exame de Tomografia Corneana, são realizados no Laser Center IOC: um andar inteiro da clínica reservado à avaliação dos candidatos a uma Cirurgia Ocular Refrativa a Laser.
Como a tomografia de córnea pode avaliar a presença de outras alterações oculares?
- A Tomografia de Córnea também é capaz de avaliar a presença concomitante de outras alterações oculares dignas de nota na escolha da técnica de Cirurgia Refrativa a ser utilizada, como o Ceratocone ou a presença de Glaucoma de Ângulo Fechado.
Como é feita a topografia de córnea?
- A topografia de córnea é feita para identificar alterações na superfície da córnea, sendo realizada principalmente para: Verificar a degeneração da córnea.
Qual o significado do termo tomografia?
- O termo Tomografia é derivado a partir das palavras gregas tomos (um corte ou secção) e graphein (para escrever). É um método que permite calcular matematicamente uma estrutura 3-D. Assim, a tomografia da córnea é usada para a caracterização das superfícies anterior e posterior da córnea, juntamente com o mapeamento da paquimetria.