O que causa o Torus Palatino?
O que causa o Torus Palatino?
As causas do tórus palatino não são claras, mas a hereditariedade e trauma parecem ter influência. O estudo da Stomatologija explica que os pesquisadores identificaram um forte componente genético para os crescimentos ósseos na boca.
Como identificar Torus Palatino?
2. Torus palatino. O torus palatino corresponde ao crescimento ósseo no céu da boca. O osso cresce de forma simétrica, formando uma caroço cujo tamanho varia ao longo da vida e normalmente não representa nada grave, no entanto, caso atrapalhe a mordida ou a mastigação deverá ser removido pelo dentista.
O que é Torus na odontologia?
O torus mandibular é uma exostose comum que se desenvolve ao longo da superfície lingual da mandíbula, sendo sua ocorrência relacionada à hereditariedade, função, processo contínuo de desenvolvimento, distúrbios nutricionais, hábitos parafuncionais e fatores ambientais.
Qual o diâmetro do Palatino?
- O palatino é uma exostose comum que ocorre na linha média do palato duro. Ainda se discute os fatores envolvidos em seu aparecimento (genética, fatores ambientais…). Dessa forma normalmente são pequenos com no máximo 2 cm de diâmetro, e com o passar dos anos pode aumentando de volume.
Quais são os tipos de tumores no palato?
- Via de regra, é considerado benigno e, em grande parte dos casos, não necessita de remoção. Porém, um diagnóstico correto deve ser realizado, pois há outros tipos de “nódulos” ou tumores no palato que são perigosos e que podem, inclusive, colocar a vida do paciente em risco.
Quais são os nódulos do Palatino?
- A palavra "palatino" refere-se ao céu da boca e "tórus" refere-se aos nódulos ósseos. Podem aparecer um ou mais nódulos de formas variadas. A revista da American Osteopathic Association explica que os crescimentos podem ser regulares ou irregulares, planos, fusiformes ou nodulares.