O que é Pis e Cofins retido?
Índice
- O que é Pis e Cofins retido?
- Quando deve ser retido PIS Cofins e CSLL?
- Quando reter PIS e Cofins na fonte?
- Como aproveitar crédito de PIS e Cofins de períodos anteriores?
- Quem recolhe o PIS e Cofins?
- Quem paga Cofins e PIS?
- Quem deve reter PIS Cofins CSLL?
- Qual o valor a ser retido de PIS e COFINS?
- Como é calculada a retenção do PIS COFINS e CSLL?
- Como realizar a escrituração de PIS e COFINS?
- Qual a base legal para a retenção do PIS e CSLL?
O que é Pis e Cofins retido?
Como muitos sabem, a retenção do PIS, Cofins e CSLL na prestação de serviços, segundo a Lei 10., diz que os pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas dos seguintes serviços estão sujeitos a retenção da fonte.
Quando deve ser retido PIS Cofins e CSLL?
De acordo com a legislação, a retenção do PIS, COFINS, CSLL e IRPJ deve ocorrer quando valor da nota fiscal for superior a R$ 215,05 (de acordo com a Lei nº 13.). Cada um dos tributos possui uma alíquota base, mas algumas variam conforme a atividade da empresa.
Quando reter PIS e Cofins na fonte?
Serviços sujeitos à retenção do PIS/COFINS e CSLL
- Serviços de limpeza;
- Conservação;
- Manutenção;
- Segurança;
- Vigilância;
- Transporte de valores e locação de mão-de-obra;
- Pela prestação de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber;
Como aproveitar crédito de PIS e Cofins de períodos anteriores?
Como lançar o crédito de PIS e COFINS no sistema?
- Acesse a aba Federal → Sped Contribuições → Crédito de PIS e COFINS.
- Informe a Empresa e Período que está gerando o Sped e clique em "Novo"
- Na tela a seguir no campo de Período da Apuração, informe o MÊS ANTERIOR, nesse caso 05/2019.
Quem recolhe o PIS e Cofins?
São contribuintes da COFINS as pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional (Lei Complementar ).
Quem paga Cofins e PIS?
São contribuições sociais no âmbito de competência da União, que têm como destino o financiamento da seguridade social. Tratam-se, portanto, de tributos cuja receita não é compartilhada com estados, Distrito Federal e municípios.
Quem deve reter PIS Cofins CSLL?
Os condomínios são obrigados a fazer os recolhimentos de COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), PIS (Programa de Integração Social) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) relativos a determinados serviços. Entre eles, estão vigilância e limpeza.
Qual o valor a ser retido de PIS e COFINS?
- O valor a ser retido de Pis e Cofins e CSLL corresponde à multiplicação da alíquota de 4,65% sendo os percentuais: 0,65% para PIS; 3% para COFINS; e ; 1% para CSLL.
Como é calculada a retenção do PIS COFINS e CSLL?
- Como foi mencionado anteriormente neste artigo o valor da retenção do Pis Cofins e CSLL devem ser calculadas sobre o Valor Bruto da Nota ou Documento Fiscal, devendo a retenção ser efetuada na ocasião do pagamento, ou seja, no momento do pagamento da Nota Fiscal.
Como realizar a escrituração de PIS e COFINS?
- E como realizar esta escrituração? A pessoa jurídica beneficiária da retenção, ou seja, a que sofreu a retenção de PIS e COFINS na fonte. Os registros que possuem preenchimentos dessas retenções são: Registro A100: são escrituradas as notas fiscais de serviço tanto para o prestador como o tomador.
Qual a base legal para a retenção do PIS e CSLL?
- Outra base legal para a Retenção do PIS COFINS e CSLL é a Instrução Normativa para Retenções empresas Privadas e a Instrução Normativa para Retenções para empresas Públicas, que foi alterado pela Instrução Normativa .