Como se caracteriza o trabalho intersetorial?

Índice

Como se caracteriza o trabalho intersetorial?

Como se caracteriza o trabalho intersetorial?

A intersetorialidade trata-se de mecanismos de gestão e integração de ações, saberes e esforços de diferentes setores da política pública, com o objetivo de construir objetos comuns de intervenção entre eles, para o enfrentamento mais articulado dos problemas sociais.

O que é intersetorialidade?

A intersetorialidade é a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes com vistas a enfrentar problemas complexos.

O que é grupo intersetorial?

A constituição de Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTIs) é uma estratégia centrada na gestão compartilhada, em uma planejamento e execução das ações coletivamente, de forma a atender às necessidades e às demandas locais.

Como a intersetorialidade pode ser definida?

A intersetorialidade é a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes com vistas a enfrentar problemas complexos.

Qual a importância da atuação intersetorial?

O trabalho intersetorial, que pressupõe articulação entre órgãos e pessoas é extremamente facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação, que possibilitam a descentralização das tarefas, coordenação em rede e a participação de grande número de atores.

O que é GTI M?

GRUPO DE TRABALHO INTERSETORIAL MUNICIPAL Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M). construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações são realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e às demandas locais.

Como funciona a intersetorialidade?

  • A intersetorialidade deve funcionar não como uma árvore, que contém eixo central, hierarquias, raízes, troncos e galhos, mas sim como um rizoma, em que os caules crescem horizontalmente, percorrendo em diversas direções, não tendo um ponto fixo de entrada e de saída.

Como a intersetorialidade faz parte de sua estrutura?

  • A intersetorialidade faz parte do desenho de sua estrutura, porém vem enfrentando alguns desafios para consolidar um trabalho articulado e integrado com as demais políticas. É sobre isso que falaremos a seguir. A intersetorialidade está bem desenhada através de leis e normas nacionais, mas na prática ela dificilmente acontece.

Quais são os desafios da intersetorialidade?

  • Para alguns estudiosos, ainda existem outros desafios relacionados à implementação da intersetorialidade, como: A capacitação técnica dos gestores no redirecionamento de ações das políticas públicas locais, na construção de pactos e consensos entre os atores envolvidos;

Qual a intersetorialidade da Assistência Social?

  • A intersetorialidade está bem desenhada através de leis e normas nacionais, mas na prática ela dificilmente acontece. São necessárias algumas mudanças para que ocorra efetivamente. O estereótipo de que a política de Assistência Social é assistencialista precisa ser superado.

Postagens relacionadas: