Quais os sintomas de trombofilia na gravidez?
Índice
- Quais os sintomas de trombofilia na gravidez?
- O que é uma gravidez com trombofilia?
- O que dá trombofilia?
- Qual exame detecta trombofilia na gravidez?
- Quando investigar trombofilia na gestacao?
- Quem tem trombofilia pode ter uma gravidez normal?
- É possível engravidar tendo trombofilia?
- Qual é o sintoma de trombofilia?
- Como saber se a pessoa tem trombofilia?
- Qual a relação entre trombofilia e trombofilia?
- Como fazer o exame de trombofilia?
- Será que a trombofilia é contraindicada?
- Quais são os medicamentos mais utilizados para trombofilia adquirida?
Quais os sintomas de trombofilia na gravidez?
A maioria dos casos de trombofilia na gravidez não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto algumas mulheres podem apresentar:
- Inchaço que acontece de uma hora para outra;
- Alterações a pele;
- Alterações no crescimento do bebê;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar, o que pode indicar embolia pulmonar;
O que é uma gravidez com trombofilia?
A trombofilia é uma predisposição para desenvolver doenças tromboembólicas. Ou seja, aquelas em que há a formação de coágulos (trombos) na circulação sanguínea arterial ou venosa.
O que dá trombofilia?
O dr. Alex Sander Ribeiro, coordenador do Complexo de Emergências do CHN, explica que a trombofilia é uma predisposição para a formação de coágulos de sangue. “Em outras palavras, é um estado que aumenta os riscos de problemas como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar”, esclarece.
Qual exame detecta trombofilia na gravidez?
A trombofilia é diagnosticada por meio de exame de sangue, que procura as mutações genéticas relacionadas à coagulação sanguínea. Além disso, outras alterações autoimunes fazem o organismo produzir enzimas que atuam na coagulação e também aparecem no resultado.
Quando investigar trombofilia na gestacao?
A investigação. Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado.
Quem tem trombofilia pode ter uma gravidez normal?
Vale destacar: mesmo com o tratamento, a gestação de grávidas com trombofilia é sempre de alto risco. Por isso, é preciso fazer um pré-natal rigoroso, acompanhando bem de perto tanto a saúde da mãe como a do bebê.
É possível engravidar tendo trombofilia?
A trombofilia é uma doença relacionada à coagulação do sangue que pode ter influência na fertilidade. Embora a ligação ainda seja considerada incerta no mundo científico, o tratamento da doença costuma melhorar as chances de a mulher ter uma gravidez de sucesso.
Qual é o sintoma de trombofilia?
A trombofilia é uma condição em que pessoa tem maior facilidade para formar coágulos de sangue, aumentando o risco de problemas graves como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo. Assim, pessoas com esta condição normalmente apresentam inchaço no corpo, inflamação das pernas ou sensação de falta de ar.
Como saber se a pessoa tem trombofilia?
A trombofilia é diagnosticada por meio de exame de sangue, que procura as mutações genéticas relacionadas à coagulação sanguínea. Além disso, outras alterações autoimunes fazem o organismo produzir enzimas que atuam na coagulação e também aparecem no resultado.
Qual a relação entre trombofilia e trombofilia?
- De fato, uma das revisões mais recentes sobre o assunto, feita pela Universidade de Melbourne, na Austrália, avaliou 12 estudos e concluiu que a maioria dos casos de trombofilia não está ligado a eventos do tipo. Até por isso, nem todo mundo precisa investigar a presença dessa condição.
Como fazer o exame de trombofilia?
- Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado. Outras condições elevam o risco.
Será que a trombofilia é contraindicada?
- A posição é reforçada pelas sociedades médicas, que contraindicam o rastreamento em massa. O teste é feito via exame de sangue, que procura as mutações genéticas relacionadas à coagulação sanguínea – são duas as que provocam a trombofilia.
Quais são os medicamentos mais utilizados para trombofilia adquirida?
- Os medicamentos mais utilizados são a heparina (via intravenosa), heparina de baixo peso molecular (injeções abaixo da pele) e warfarina (via oral). No caso da trombofilia adquirida, o tratamento deve ser individualizado, e incidir sobre a causa do problema.