O que é a Tuberosidade da tíbia?

Índice

O que é a Tuberosidade da tíbia?

O que é a Tuberosidade da tíbia?

A tuberosidade da tíbia é uma proeminência óssea localizada na parte da frente do joelho, no local de fixação do tendão patelar. A Osteotomia do Tuberosidade da Tibia é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo melhorar o alinhamento da patela.

O que se insere na Tuberosidade da tíbia?

A perna é composta por 2 ossos: a tíbia, que fica na parte de dentro da perna e a fíbula, que fica do lado de fora. Na tíbia existe uma área chamada tuberosidade, que está localizada aproximadamente 2 cm abaixo da patela e é, exatamente, neste ponto onde o tendão patelar se insere.

O que significa sequela de Osgood Schlatter?

saúde. A síndrome Osgood-Schlatter (também conhecida como a síndrome da tração do tubérculo tibial apofisárias) é uma irritação da cartilagem de crescimento pela tração excessiva do tendão patelar sobre a tuberosidade tibial anterior (TAT) do joelho.

Qual o nome do osso abaixo do joelho?

Patela. Também chamada de rótula, é o menor osso da perna. Ela se localiza entre o fêmur e a tíbia, deslizando pela face patelar presente no fêmur.

Onde fica a Tuberosidade isquiática?

Músculo semitendinoso
Origem(Impressão posteromedial da) tuberosidade isquiática
InserçãoExtremidade proximal da tíbia, abaixo do côndilo medial (através da pata de ganso)
AçãoArticulação do quadril: extensão da coxa, rotação interna da coxa, estabilização da pelve

Quem é o músculo tibial anterior?

  • Músculo tibial anterior: Originado na região lateral (côndilo lateral e lateral superior do osso), atua nos movimentos do dorsiflexão e inversão do pé. Músculo fibular terceiro: Apesar de ser um músculo originado na fíbula, é importante destacarmos sua importância no auxílio aos demais músculos originários da tíbia.

Qual a função da tíbia no esqueleto humano?

  • Função da tíbia no esqueleto humano Como descrito acima, a tíbia possui um papel importantíssimo no corpo humano. Junto com a extremidade distal do fêmur, a tíbia (através de sua extremidade proximal) forma a articulação do joelho (do tipo dobradiça), capaz de realizar os movimentos de flexão e extensão.

Por que a tíbia pode ser sujeita a fraturas?

  • Por ser um osso responsável por suportar bastante peso e absorver impactos das passadas, a tíbia está sujeita a vários tipos de fraturas. Em uma quebra do tipo mais comum, em que as extremidades da fratura não se deslocam para fora de seu eixo, muitas vezes a regeneração do osso pode se dar apenas com uma simples imobilização local.

Quais são as saliências da tíbia?

  • A tíbia possui, em sua extremidade proximal, duas saliências, os côndilos medial e lateral, cujas superfícies articulares se articulam com as homônimas do fêmur. No côndilo lateral existe ainda uma superfície para articulação com a fíbula.

Postagens relacionadas: