Quando ocorre a retroatividade da lei?
Índice
- Quando ocorre a retroatividade da lei?
- O que se entende por retroatividade e irretroatividade da lei?
- Quando se aplica a ultratividade da lei penal?
- O que é o princípio da irretroatividade?
- Qual a diferença entre retroatividade e ultratividade?
- Como a lei pode ser retroativa?
- Como ocorre a retroatividade no direito?
- Quais os casos de retroatividade da lei tributária?
Quando ocorre a retroatividade da lei?
Retroatividade máxima, também chamada de restitutória, que é aquela em que a lei nova ataca fatos pretéritos, ou seja, fatos já consumados sob a vigência da lei revogada, prejudicando assim o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.
O que se entende por retroatividade e irretroatividade da lei?
No Direito, retroatividade é a aplicação de uma lei para fatos anteriores à sua vigência. Ora, a regra é a de que nenhuma lei é feita para disciplinar o passado, e sim o presente e o futuro, donde dizer-se que vigora no Brasil o princípio da irretroatividade das leis.
Quando se aplica a ultratividade da lei penal?
Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada.
O que é o princípio da irretroatividade?
Pelo princípio da irretroatividade tributária a lei deve abranger fatos geradores posteriores à sua edição, ou seja, não pode retroceder para abarcar situações pretéritas. Portanto, será aplicada a lei vigente no momento do fato gerador.
Qual a diferença entre retroatividade e ultratividade?
- Retroatividade e Ultratividade Como dito, a ultratividade da lei consiste na sua aplicação mesmo após a revogação da mesma, apenas para os casos que ocorreram no período da validade da lei. A retroatividade consiste no uso da lei para casos ocorridos antes do surgimento da mesma.
Como a lei pode ser retroativa?
- No Direito, uma lei só pode ser retroativa se esta for mais benéfica ao acusado do que a legislação anterior. Caso contrário, a lei revogada pode ter caráter de ultratividade, enquanto que a atual é considerada irretroativa, ou seja, não pode retroagir e afetar casos ocorridos antes da sua aplicação. Ver também: o significado de Ex tunc e Ex nunc.
Como ocorre a retroatividade no direito?
- A retroatividade consiste no uso da lei para casos ocorridos antes do surgimento da mesma. No Direito, ...
Quais os casos de retroatividade da lei tributária?
- [1] O Código Tributário Nacional, em seu art. 106, II, estipula três casos de retroatividade da lei mais benigna aos contribuintes e responsáveis, tratando-se de ato não definitivamente julgado. O que deve ser compreendido como ato não definitivamente julgado veremos adiante.