Para que serve o VPL e TIR?
Para que serve o VPL e TIR?
O Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de Retorno permitem analisar a viabilidade financeira de projetos ou novos negócios, a partir das estimativas dos investimentos iniciais e retornos futuros (fluxos de caixa).
O que é VPL TIR e TMA?
Para o cálculo da VPL se utiliza uma taxa de desconto chamada TMA (Taxa Mínima de Atratividade). TIR = taxa de desconto que faz com que o VPL de um determinado fluxo de caixa seja exatamente igual a zero. ... Se ao calcular a TIR o valor obtido for inferior ao da TMA, então o investimento não se justifica financeiramente.
Quando utilizar VPL?
O VPL é indicado quando queremos gerar fluxo de caixa, possuindo vantagens em relação a isso como, por exemplo, o fato de considerar o valor do dinheiro no tempo. Além disso, leva em consideração o custo de capital da empresa, na forma da taxa mínima de atratividade.
O que significa o VPL?
O valor presente líquido, também conhecido como valor líquido atual, ou VPL é um instrumento que traz para a data zero os fluxos de caixa (positivos e negativos) de um projeto de investimento. Soma-se, então, o valor investido inicial, com a taxa mínima de atratividade (TMA).
Qual é o método do VPL?
- Isso pode acontecer por diversos fatores. Em casos de conflito sugere-se o método do VPL para escolher qual projeto deverá ser executado, pois este indica o projeto que gerou maior riqueza aos shareholders.
Qual é o valor da TIR?
- O valor da TIR deverá ser comparado entre os investimentos e, aquele que tiver a maior, será o melhor. Além disso, também deverá ser comparada com a TMA (Taxa Mínima de Atratividade), que será a menor taxa de retorno que o investidor estará disposto a aceitar (que poderia ser o CDB ou a poupança, por exemplo).
Qual a fórmula de cálculo do VPL?
- Quando o VPL for menor do que zero, via de regra, o projeto é rejeitado. A fórmula de cálculo do VPL é representada da seguinte forma: No qual, FC significa o fluxo de caixa de cada período, o i é a taxa de desconto escolhida e j = 1.
Qual a fórmula de cálculo da TIR?
- Para a taxa de desconto, normalmente aplica-se a Selic. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é definida como a taxa de desconto que iguala o valor atual líquido dos fluxos de caixa de um projeto a zero. Em outras palavras, a TIR é a taxa de desconto que anula o VPL. A fórmula de cálculo da TIR é representada da seguinte forma: