O que faz um Viveiricultor?

Índice

O que faz um Viveiricultor?

O que faz um Viveiricultor?

Seleciona e propaga espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Realiza manejo, trato cultural e tratamentos fitossanitários da produção.

Para que serve o viveiro de mudas?

1. Viveiro florestal É uma área destinada à produção de mudas florestais, permanecendo até o momento definitivo de ida ao campo. 2.1. Temporários: são feitos para produzir mudas para uma determinada área e durante certo período.

Quais são os tipos de viveiro?

Existem três tipos principais de viveiros: os permanentes, os temporários e os de espera. Os viveiros permanentes são destinados para vários ciclos de produção de mudas, então é necessária uma estrutura grande e sofisticada.

Qual a importância do viveiro?

Os viveiros florestais são essenciais para a preservação das florestas e manutenção do ambiente, pois nesses locais são cultivadas mudas de árvores e espécies que serão, depois, reintroduzidas na natureza ou plantadas em parques e áreas verdes.

Qual a importância da aclimatação de mudas florestais?

As condições de luminosidade, umidade e irrigação das mudas no viveiro são muito diferentes daquelas encontradas no campo. Sendo assim, é necessário que as mudas passem por uma preparação para as condições adversas do local definitivo, esse processo se chama “Rustificação” ou “Aclimatação”.

Como é chamado o viveiro de plantas?

Um viveiro de plantas ou "berçário de plantas", em agricultura, silvicultura, arboricultura ou horticultura, é um campo ou uma parcela de terra reservada para a multiplicação e para a cultura de plantas lenhosas, principalmente árvores, arbustos e plantas vivazes, até que se tornem aptas para serem transplantadas ou ...

Qual a declividade mínima deve ter a área do viveiro e qual é a sua finalidade?

Declividade da área A declividade deve ser de 2%, no máximo, para não correr danos por erosão. É importante salientar que os canteiros devem ser instalados em nível, perpendiculares à movimentação da água.

Quais são os conceitos de horticultura?

  • São os seguintes: Conceito de Horticultura ocupa-se do cultivo de plantas oleráceas, ou seja, das hortaliças. Constitui também um ramo de exploração de grande importância econômica que se destaca pelo seu caráter intensivo. Olericultura: 10 5 trata-se do cultivo racional e econômico das plantas frutíferas.

Quais os ramos da horticultura?

  • 10 4 O moderno conceito de horticultura faz com que ela se ache, atualmente, dividida em 6 ramos distintos. Cada um destes ramos é constituído de plantas que possuem características bem definidas, ou então destacada importância econômica.

Quais são as verduras e legumes da olericultura brasileira?

  • Segundo a Sociedade Brasileira de Olericultura do Brasil, além das verduras e legumes por nós conhecidos, devem ser incluídas entre as culturas oleráceas, a melancia, o melão, o morango, a batata doce, a batatinha, o inhame, a mandioquinha-salsa, entre outras.

Postagens relacionadas: