O que significa transversal em matemática?

Índice

O que significa transversal em matemática?

O que significa transversal em matemática?

Transversal é aquilo que cruza, que atravessa determinado ponto. Segundo a geometria, transversal é a linha que é oblíqua em relação à referente.

O que é transversalidade exemplos?

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

Quais são os temas transversais na Matemática?

Os PCNs de Matemática propõem que os eixos transversais: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo, sejam trabalhados na perspectiva de uma proposta pedagógica contextualizada, permitindo ao educando posicionar-se criticamente diante de situações reais de seu cotidiano.

Qual a diferença entre paralelas e transversal?

Retas paralelas são aquelas que não se interceptam em nenhum ponto. Uma reta é transversal à outra se ambas apresentam apenas um ponto em comum.

Qual a relação da matemática com os temas transversais?

  • A relação da Matemática com os Temas Transversais fornecerão maior contato do aluno com o meio externo, interferindo na mudança dos valores, desenvolvendo a crítica e o posicionamento diante das questões sociais e contribuindo com a sua formação como cidadão.

Qual a diferença entre os conteúdos tradicionais e transversais?

  • Na primeira forma conteúdos tradicionais e transversais estão misturados a ponto de não existir distinção entre eles, por exemplo, um professor de Matemática não conseguiria trabalhar seu conteúdo desvinculado da construção da cidadania e da democracia;

Como ocorre a transversalidade na Escola?

  • Dessa forma, a transversalidade leva a uma mudança na prática pedagógica na escola, pois está muito relacionada à postura do professor frente aos conteúdos abordados e a forma de abordá-los. “A transversalidade acontece quando se tem ou se objetiva a efetiva transformação no modo de ser dos alunos.

Como surgem os temas transversais na educação?

  • Os temas transversais surgem na Educação a partir de questionamentos realizados em vários países sobre qual deve ser o papel da escola dentro de uma sociedade plural e globalizada e sobre quais devem ser os conteúdos abordados nesta escola.

Postagens relacionadas: