O que é a cirurgia de linfadenectomia?
Índice
- O que é a cirurgia de linfadenectomia?
- O que é linfadenectomia Retroperitoneal?
- O que é linfadenectomia a D2?
- O que significa linfadenectomia cervical?
- Quando a linfadenectomia é indicada?
- Como é feita a cirurgia de quadrantectomia?
- O que é linfadenectomia Supraclavicular?
- Quais são os objetivos da linfadenectomia pélvica?
- Quais são os sintomas da cirurgia de retirada dos linfonodos axilares?
- Quais são os linfonodos da axila?
O que é a cirurgia de linfadenectomia?
A cirurgia de retirada dos linfonodos axilares é conhecida por linfadenectomia axilar ou esvaziamento axilar ou linfadenectomia. O procedimento retira os linfonodos presentes na região axilar. Normalmente são retiradas cerca de 10 a 20 gânglios, porém este número pode variar.
O que é linfadenectomia Retroperitoneal?
DEFINIÇÃO: Retirada dos linfonodos da região retroperitonial, é um procedimento cirúrgico de grande porte e que confere considerável morbidade adicional a pacientes portadores de neoplasias.
O que é linfadenectomia a D2?
A linfadenectomia D2 é definida pela retirada cirúrgica de um ou mais grupos de linfonodos N1 e N2 que estão acoplados anatomicamente ao órgão ou lesão alvo e também às artérias mais próximas desses locais afetados (TONETO MG, et al., 2008).
O que significa linfadenectomia cervical?
A Linfadenectomia Cervical, ou Esvaziamento Cervical, é o procedimento cirúrgico realizado para a remoção em bloco dos grupos de linfonodos, vasos linfáticos e do tecido fibrogorduroso adjacente que compõem as principais vias de drenagem da cabeça e do pescoço.
Quando a linfadenectomia é indicada?
A linfadenectomia pélvica está indicada nos casos de pacientes com risco baixo ou intermediário de recorrência que serão submetidos à prostatectomia radical e que têm probabilidade de envolvimento nodal superior a 7%, e, ainda, em casos selecionados de pacientes com alto risco de recorrência com volume tumoral pequeno ...
Como é feita a cirurgia de quadrantectomia?
Nesse procedimento cirúrgico apenas parte da mama que foi afetada pela doença é retirada. Dessa maneira, o restante da glândula mamária é preservado. Essa cirurgia foi desenvolvida por volta da década de 70, como uma alternativa a conhecida mastectomia, que consiste na retirada integral da mama.
O que é linfadenectomia Supraclavicular?
Linfadenectomia significa retirar um linfonodo e supraclavicular significa acima da clavícula. Portanto, esse procedimento é a retirada de um linfonodo acima da clavícula apenas de um lado.
Quais são os objetivos da linfadenectomia pélvica?
- Objectivos:A linfadenectomia pélvica continua a ser o método mais fiável para determinar o status ganglionar de um doente com carcinoma da próstata, mas persistem controvérsias sobre a sua extensão ideal e a população que a ela deve ser submetida, bem como quanto ao seu eventual papel terapêutico.
Quais são os sintomas da cirurgia de retirada dos linfonodos axilares?
- ANTES E DEPOIS DA CIRURGIA. LINFADENECTOMIA AXILAR / ESVAZIAMENTO AXILAR / LINFADENECTOMIA. A cirurgia de retirada dos linfonodos axilares é conhecida por linfadenectomia axilar ou esvaziamento axilar ou linfadenectomia. O procedimento retira os linfonodos presentes na região axilar.
Quais são os linfonodos da axila?
- Os linfonodos ou gânglios fazem parte do sistema linfático, que faz a defesa do organismo. São conglomerados de células de defesa, assim como as amigdalas. A linfadenectomia axilar normalmente é utilizada quando a cirurgia procura retirar todos os linfonodos da axila. As cirurgias mais seletivas são chamadas de biópsia de linfonodo sentinela.