Quantos epidídimos existem?

Índice

Quantos epidídimos existem?

Quantos epidídimos existem?

O Epidídimo pode ser dividido em três regiões: A cabeça (Caput). A cabeça do epidídimo recebe espermatozoides através dos dutos eferentes do testículo.

Qual a importância funcional do epidídimo e como esse órgão está dividido anatomicamente?

Epidídimo: O homem possui dois epidídimos, que se localizam, cada um, lateralmente na margem posterior dos testículos. Nesse local os espermatozoides adquirem maturidade e também desenvolvem sua capacidade de movimentação. O epidídimo apresenta-se como um grande tubo enovelado, podendo chegar a 6 metros de comprimento.

É dividido em cabeça corpo e cauda?

O órgão é dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda. A cabeça é a porção onde os dúctulos eferentes fundem-se no ducto epididimário, e a cauda comporta a região mais distal do ducto.

Quais são as tunicas do testículo?

Os testículos estão envolvidos pelas túnicas vaginal, albugínea e vascular (ou vasculosa). A túnica vaginal é uma camada dupla de mesotélio derivado do peritônio, sendo que o folheto parietal está aderido ao escroto e o folheto visceral, à túnica albugínea.

Onde está localizado o epidídimo?

O epidídimo estende-se longitudinalmente na borda posterior do testículo. Ele apresenta uma dilatação superior que ultrapassa o pólo superior do testículo, que é denominada cabeça; um segmento intermediário que é o corpo e, inferiormente, uma porção mais estreitada, que é a cauda do epidídimo.

Postagens relacionadas: