O que é a litosfera terrestre explique?
O que é a litosfera terrestre explique?
A litosfera, camada sólida da Terra, é um elemento dinâmico, ou seja, encontra-se sempre em transformação e retransformação. A litosfera é a camada sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre.
O que é astenosfera e litosfera?
A crosta, juntamente com a porção rígida do manto, é chamada de litosfera (esfera rochosa). Já a parte do manto de baixa velocidade e bem mais quente (até 870º C) é chamada de astenosfera (esfera sem força). É ela quem permite às placas tectônicas se movimentarem.
Qual a origem do termo “litosfera”?
- O termo “litosfera” surge da divisão da Terra em camadas que são segmentadas a partir de seu estado físico. Abaixo dela, encontra-se a astenosfera, caracterizada por apresentar temperaturas mais elevadas, o que propicia o processo de transformação física das rochas, tornando-as mais “plásticas”.
Quais são as características da litosfera terrestre?
- Ouvir: Litosfera. Características da litosfera terrestre. A litosfera é a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida. Trata-se da mais fina das camadas do planeta, sendo considerada uma espécie de “casca” do mundo. Possui uma profundidade que varia entre km, correspondendo a 2,4% do raio da esfera terrestre.
Qual a composição química da litosfera?
- Na composição química da litosfera, os elementos mais abundantes são o oxigênio e o silício (juntos formam os compostos silicatos, como a sílica) e depois o alumínio. As rochas são formadas por minerais, sendo os principais: feldspato (granito), sílica (quartzos, areia) e mica.
Qual é a parte visível da litosfera?
- A parte visível da litosfera é chamada de solo, e possui espessuras bem variadas, podendo ir de pouquíssimos centímetros a vários metros abaixo. O material que compõe o solo é constituído por matéria mineral e matéria orgânica, ambas sendo o “substrato da vida” nos ecossistemas por aí.