O que é estudo Contrastivo?
Índice
O que é estudo Contrastivo?
[Linguística] Que se efetiva pela comparação descritiva de duas ou mais línguas, com o propósito de registrar suas disparidades e diferenças.
Qual é o objetivo da linguística aplicada?
Linguística Aplicada ou LA é um campo de estudo transdisciplinar, indisciplinar e intercultural que identifica, investiga e busca soluções para problemas relacionados à linguagem na vida real.
O que é transferência linguística?
A transferência lingüística é responsável por itens fossilizáveis, regras e subsistemas que ocorrem no desempenho da interlíngua por ação da língua materna.
O que é Contrastiva?
Em que se usa um contraste (ex.: exame contrastivo). 3. Que analisa ou descreve as diferenças entre línguas ou variedades de uma língua (ex.: gramática contrastiva).
O que é fossilização da língua?
É comum observar que, ao se aprender uma língua estrangeira, há vários erros que persistem na produção de um aprendiz, apesar de sua fluência na língua em estudo. Essa incorporação de formas lingüísticas incorretas na competência da segunda língua de uma pessoa é chamada de fossilização.
Qual é a linguística?
- “A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. ‘Científico’ opõe-se a ‘prescritivo’.
Qual a linguística descritiva?
- Também chamada de linguística descritiva, nesse viés metodológico diversas falas são observadas ao mesmo tempo, ou seja, numa determinada fase. Ela está intimamente relacionada com a linguística teórica que oferece modelos teóricos sobre a área.
Quais são as caracterizações da linguística?
- Ao considerar o viés metodológico e sua fundamentação teórica podemos considerar algumas caracterizações dessa ciência. Como o próprio nome indica, essa área da linguística engloba de maneira geral todas as ferramentas de análise, além dos conceitos que são trabalhados por essa ciência.
Como o linguista coleta essas informações?
- Isso porque o linguista pretende compreender o porquê e onde ocorrem essas variações em detrimento da norma culta. Assim, depois da observação minuciosa da língua e dos aspectos da fala, o linguista coleta, organiza e analisa essas informações.