Qual a diferença entre melanose e melasma?
Índice
- Qual a diferença entre melanose e melasma?
- O que é melanose solar?
- Qual a diferença de manchas e melasma?
- O que é lentigo ou melanose?
- O que causa a melanose?
- Por que a melanose é mais comum?
- Qual a principal causa de melanoma?
- Qual a predisposição genética para a melanose?
- Qual o sinal mais importante para o melanoma?
Qual a diferença entre melanose e melasma?
A melanose aparece na pele devido à exposição solar. O melasma pode ser agravado pela exposição solar mas é uma condição multifatorial onde diversos outros fatores podem desencadear ou agravar (como hormônios, preposição genética, exposição ao calor, exposição à luz).
O que é melanose solar?
Ta mbém chamadas de lentigo solar ou “mancha senil”, as melanoses solares são lesões benignas que surgem em áreas expostas cronicamente ao sol. A radiação ultravioleta induz o aumento de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá a cor à pele) e a sua atividade, produzindo as manchas.
Qual a diferença de manchas e melasma?
Cicatrizes de acne, dano solar e inflamação persistente, por exemplo, são consequências da hiperpigmentação, termo amplo que se refere a uma condição na qual a pele é descolorida ou escurecida. Já o melasma aparece sob a forma de mancha na pele pela exposição ao sol.
O que é lentigo ou melanose?
Melanoses solares, lentigos solares ou as popularmente conhecidas “manchas senis”, são lesões benignas decorrentes da atividade aumentada dos melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento na pele. Caracterizam-se por manchas hiperpigmentadas acastanhadas em áreas expostas a radiação solar.
O que causa a melanose?
Melanose solar (também conhecida como mancha senil) são manchas adquiridas com o tempo provocadas, principalmente, pela exposição excessiva ao sol sem uso de proteção solar.
Por que a melanose é mais comum?
- A melanose também é conhecida como mancha senil, apesar de não estar diretamente ligada ao fator idade. Ela é mais comum em pessoas mais velhas devido à exposição ao sol acumulada durante todos os anos de vida.
Qual a principal causa de melanoma?
- Ainda assim, os médicos acreditam que a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento é a principal causa de melanoma. A luz UV não causa todos os melanomas, especialmente aqueles que ocorrem em lugares em seu corpo que não recebem a exposição à luz solar.
Qual a predisposição genética para a melanose?
- Algumas pessoas têm predisposição genética para o aparecimento da melanose. Ele é mais comum a partir dos 50 anos, mas o problema pode surgir até na infância se a criança passar muito tempo exposta ao sol. Essas manchas não são cancerígenas n em levam ao aparecimento da doença.
Qual o sinal mais importante para o melanoma?
- O sinal de aviso mais importante para o melanoma é uma mudança no tamanho, forma, cor ou pele ao redor de uma pita ou marca de nascença. Chame o seu médico se você tem: