O que é monocultura praticada na agricultura comercial?

Índice

O que é monocultura praticada na agricultura comercial?

O que é monocultura praticada na agricultura comercial?

Monocultura é a produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola (é o exemplo da soja, associada a latifúndios). A substituição da cobertura vegetal original, geralmente com várias espécies de plantas, por uma única cultura, é uma prática danosa ao solo.

O que é monocultura e agricultura familiar?

A agricultura familiar no Brasil é a principal produtora dos alimentos que vão para mesa dos brasileiros. Diferente da monocultura, esse tipo de manejo do solo produz alimentos variados, com respeito ao solo e ao ecossistema, e é feito por brasileiras e brasileiros que tem a terra como sua principal fonte de sustento.

Quais são as características de um monocultivo?

Características da monocultura A monocultura normalmente é realizada em latifúndios (grandes propriedades rurais). O monocultivo é quase sempre voltado à exportação, ou seja, o cultivo ou a criação são voltados para o abastecimento do mercado internacional.

Quais são as consequências das monoculturas?

Uma prática perigosa e que traz muitos impactos ambientais negativos para o solo e para o meio ambiente. ... Além disso, entre os fatores negativos, podemos citar compactação do solo, desmatamento, consumo excessivo de água e energia em projetos irrigados e processo de assoreamento de rios e nascentes.

O que é monocultura exemplos?

A palavra também pode estar associada à criação de uma única espécie de animal. O cultivo de soja e a criação de gado voltada para a produção de carne e leite podem ser citados como exemplos de monocultura.

Quais são os dois tipos de agricultura no Brasil?

Vamos ver agora dois tipos de agricultura praticada no Brasil: a agricultura tradicional de subsistência e a moderna agricultura comercial.

Quais são as monoculturas do Brasil?

  • Mundialmente, a produção agrícola concentra-se em monoculturas que produzem em larga escala e que são voltadas para fins econômicos e para o atendimento da demanda alimentícia de toda a população. A monocultura faz parte da estrutura fundiária do Brasil desde o início de seu desenvolvimento como país agrário, no século XVI.

Qual a diferença entre policultura e monocultura?

  • Diferentemente da monocultura, a policultura representa o cultivo de diversos produtos em uma mesma área. Normalmente, é uma prática agrícola realizada por pequenos produtores rurais que visam à diversificação de produtos em sua terra. Há, então, o abastecimento apenas das próprias famílias e do mercado interno.

Por que a monocultura provoca problemas ambientais?

  • A monocultura é uma prática agrícola e pecuária que provoca diversos problemas ambientais. O cultivo de um único produto é extremamente prejudicial ao solo, visto que uma única espécie cultivada sempre em uma mesma área acaba esgotando todos os nutrientes presentes no solo, levando-o à exaustão e ao empobrecimento nutricional.

Por que a implantação de monoculturas?

  • IV. A implantação de monoculturas favorece o desenvolvimento de muitas espécies de seres vivos, como insetos, bactérias e fungos, que atacam as plantações, aumentando os predadores naturais. a) apenas I e II estão corretas.

Postagens relacionadas: