O que é mitose E o que desencadeia seu desenvolvimento?
O que é mitose E o que desencadeia seu desenvolvimento?
A mitose, também chamada de cariocinese, consiste no processo de divisão celular, em que a célula-mãe gera duas células-filhas. Os seres vivos eucariontes, entre eles o ser humano, realizam a mitose de forma contínua, desde o nascimento até a morte.
Como o corpo humano utiliza a mitose em seu funcionamento?
A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente semelhantes à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.
Qual a origem da mitose?
- O termo mitose tem origem da palavra grega Mitos, que significa tecer fios. A função da mitose é garantir o crescimento e substituição de células. A importância dessa multiplicação celular está em manter a reprodução de seres unicelulares, efetivar processos de cicatrização e renovação dos tecidos.
Qual a função da mitose nos organismos?
- A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
Qual a alternativa correta para a mitose?
- Alternativa correta: c) na meiose, a partir de células iniciais com 46 cromossomos, formam-se células com 23 cromossomos. a) ERRADO. A mitose tem como função a multiplicação celular. Sendo assim, uma célula inicial com 46 cromossomos formará células com a mesma quantidade. b) ERRADO.
Como ocorre a mitose em uma célula humana?
- Esse tipo de divisão celular ocorre em células diploides e em algumas células animais e vegetais. Em uma célula humana, por exemplo, há 46 cromossomos. A mitose promove o surgimento de duas células também com 46 cromossomos. Veja também: mitose.