O que é modulação estrutural?
Índice
- O que é modulação estrutural?
- O que se deve levar em consideração para modulação de uma parede de bloco estrutural?
- O que é modulação na construção civil?
- O que é modulação de blocos?
- Qual a importância de fazer a modulação dos tijolos na hora da aplicação?
- Por que se faz necessária a escolha da família de blocos e a unidade modular?
- Quais são os elementos essenciais para a modulação?
- Qual a modulação do bloco cerâmico?
- Quando a modulação é múltipla?
O que é modulação estrutural?
Trata-se de um sistema construtivo onde o principal conceito é a racionalização, através da utilização de medidas modulares. Os blocos de alvenaria estrutural tem medidas padronizadas, o que torna fundamental que se faça uma modulação, buscando-se com isso minimizar o desperdício e otimizar o sistema.
O que se deve levar em consideração para modulação de uma parede de bloco estrutural?
É a resistência que determina qual é a carga que uma parede pode suportar. A escolha do tipo de bloco a ser utilizado deve levar em consideração não só a modulação, mas também a disponibilidade no mercado, o custo e as características de trabalhabilidade no canteiro de obras.
O que é modulação na construção civil?
Modulação é quando as medidas do projeto arquitetônico são adaptadas para as dimensões dos materiais que vão ser utilizados na edificação (blocos, azulejos, aberturas, pisos, etc.).
O que é modulação de blocos?
A modulação é a parte mais importante do projeto em alvenaria estrutural, pois garante a racionalização da produção e permite alto índice de produtividade. ... S os blocos principais, por definição, os mais utilizados na elevação das paredes, que irão definir a “modulação” do projeto.
Qual a importância de fazer a modulação dos tijolos na hora da aplicação?
A modulação garante que as vantagens propostas pelo tijolo solo-cimento (ecológico) sejam aplicadas como economia de tempo; menos esforço e mão de obra; cumprimento das etapas corretamente; precisão das ações; e redução de perca nos materiais e insumos da obra.
Por que se faz necessária a escolha da família de blocos e a unidade modular?
A modulação garante a racionalização da construção e permite o alto índice de produtividade que este processo é capaz de atingir, além de reduzir o desperdício com ajustes e cortes de blocos.
Quais são os elementos essenciais para a modulação?
- Para finalizar a modulação, precisamos definir a utilização de alguns elementos especiais pertinentes a todas as famílias, que são os blocos canaletas, também denominados BUS, os blocos tipo “J”, os BJ’s, e os blocos compensadores, chamados BCP’s.
Qual a modulação do bloco cerâmico?
- Neste artigo discutiremos a modulação, parte mais importante do projeto em alvenaria estrutural, exemplificando os principais tipos de blocos cerâmicos disponíveis. A ABNT NBR 15270-1 define o módulo dimensional aplicado aos blocos cerâmicos como M = 10 cm, permitindo também os submódulos M/2 e M/4.
Quando a modulação é múltipla?
- Quando as medidas não são múltiplas, a modulação é “quebrada” e para compensá-la precisamos lançar mão de elementos especiais pré-fabricados ou fabricados em canteiro, chamados de elementos compensadores da modulação, como as “bolachas” ou blocos cortados, necessários para o ajuste das paredes às cotas.