O que é mucina e para que serve?
O que é mucina e para que serve?
Mucinas são glicoproteínas, agentes protetores de mucosas e potenciais moléculas de adesão para microrganismos. A bactéria H. pylori coloniza o muco gástrico e adere-se ao epitélio por meio de adesinas que reconhecem receptores nas células superficiais.
O que produz mucina?
A mucina é uma família de proteínas de elevada massa molecular, fortemente glicosiladas (glicoconjugados) produzidas por tecidos epiteliais na maioria dos metazoários.
Onde é secretada a saliva produzida na glândula sublingual?
Sublinguais: estão localizadas debaixo da língua. Assim como a porção secretora das glândulas submandibulares, as sublinguais apresentam células serosas e mucosas. Elas representam cerca de 5% da saliva produzida por nossas glândulas salivares.
Qual a origem da mucina?
- A mucina é uma família de proteínas de elevada massa molecular, fortemente glicosiladas (glicoconjugados) produzidas por tecidos epiteliais na maioria dos metazoários.
Quais são os genes de mucina humana?
- Pelo menos 19 genes de mucina humana foram distinguidos por cDNA (DNA complementar) clonagem — MUC1, MUC2, MUC3A, MUC3B, MUC4, MUC5AC, MUC5B, MUC6, MUC7, MUC8, MUC12, MUC13, MUC15, MUC16, MUC17, MUC19, and MUC20. Um gene de mucina humana recentemente identificado é MUC21, anteriormente conhecido como o cromossomo 6 de leitura aberta 205.
Quais são as membranas de mucinas?
- Duas membranas de mucinas, MUC1 e MUC4 têm sido extensivamente estudados em relação à sua implicação patológica no processo da doença. As mucinas estão sob investigação como possíveis marcadores de diagnóstico para doenças malignas e outros processos patológicos em que são mais comumente sobre ou mal-expressas.
Por que as mucinas estão ligadas ao câncer?
- Algumas mucinas são associadas com a mineralização de controle, incluindo a formação de nácar em moluscos, calcificação em equinodermes e formação óssea em vertebrados. Ligam-se aos agentes patogênicos, como parte do sistema imunitário. A sobre-expressão das proteínas de mucina, especialmente MUC1, está associada a muitos tipos de câncer.