Quais são as teorias cognitivas da aprendizagem?

Índice

Quais são as teorias cognitivas da aprendizagem?

Quais são as teorias cognitivas da aprendizagem?

A Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas ideias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem.

Quais são as funções cognitivas?

  • Apresentar alteração em uma ou mais funções cognitivas (incluindo memória, função executiva, atenção, linguagem e habilidades de visão espacial). Manter a independência nas habilidades funcionais, apesar de apresentar erros ou demorar mais tempo para realizar as tarefas mais complexas (por exemplo, pagar contas, fazer compras, etc.).

Qual a psicologia cognitiva?

  • A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual). Segundo o epistemólogo e pensador suíço Jean Piaget, a atividade intelectual está ligada ao funcionamento do próprio organismo, ao desenvolvimento biológico de cada pessoa.

Qual a origem da teoria cognitiva?

  • A Teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 19 como uma forma de crítica ao Comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagemcomo resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.

Quais são os processos cognitivos?

  • Os processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc.; têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem. De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam Piaget, Wallon e Vigotsky, ...

Postagens relacionadas: