Como trabalhar a Pedagogia da escuta?

Como trabalhar a Pedagogia da escuta?

Como trabalhar a Pedagogia da escuta?

A Pedagogia da Escuta na prática Ao professor, durante todo o processo, é preciso observar o aluno e, mais do que isso, ele precisa ser sensível, empático e disposto a escutar as questões relevantes para as crianças.

O que é Pedagogia Malaguzziana?

Por isso mesmo, deu início ao que hoje conhecemos como Pedagogia da Escuta ou Linha Pedagógica Malaguzziana. Em síntese: a escola que não possui disciplinas formais e que funciona como espaço em que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos.

Quais os três eixos da Pedagogia da escuta?

No dia a dia, a pedagogia malaguzziana segue alguns eixos principais, como a documentação pedagógica, a valorização do processo de pesquisa protagonizado pela criança, a arte e a criatividade.

O que possibilita a Pedagogia da escuta?

A Pedagogia da Escuta é uma abordagem acolhedora e enriquecedora para propor uma prática educativa interessante, cujo papel do professor é agir por meio do amor e do respeito, possibilitando a criança se expressar livremente na sala de aula.

Como as pedagogias participativas enxergam a escuta?

PARA SE GARANTIR UMA PEDAGOGIA PARTICIPATIVA É PRECISO ESCUTAR A CRIANÇA. Escutar crianças é um gesto sensível, que ultrapassa a ação, embora tenha início com ela. É um processo que demanda atenção, cuidado e, principalmente, disponibilidade – não só de tempo, mas de afeto.

O que diz Malaguzzi?

Loris Malaguzzi sempre apoiou a pesquisa como prática no âmbito da educação, para ele "educação sem pesquisa ou inovação é educação sem interesse." (EDWARDS, 1999, p. 83). Ainda segundo o pedagogo, "os professores devem aprender a interpretar processos contínuos, em vez de esperar para avaliar os resultados. [...]

O que Malaguzzi perguntava para os professores?

Malaguzzi perguntava aos seus professores: 'O que te encantou hoje? ... Esse encanto nos deixa mais humildes também porque deveríamos ter mais fé nas crianças”, afirma Moss, que escreveu o livro “Loris Malaguzzi e as Escolas de Reggio Emilia: Uma seleção de escritos e palestras, ”, ainda não traduzido no Brasil.

Como era a metodologia de Loris Malaguzzi?

Entenda quem foi Loris Malaguzzi Ele acreditava que as crianças deveriam aprender automaticamente, por meio de uma relação linear de causa e efeito entre os processos de ensino. Outro grande diferencial é a participação dos pais nas escolas (inclusive, naquela época eles ajudavam a administrá-las).

Quais são os princípios básicos das escolas de Reggio Emilia?

Os princípios do projeto de Reggio Emilia baseiam-se em três pilares: a educação é um direito, a educação é de responsabilidade da comunidade, da sociedade civil e dos governos e a educação é um bem comum.

Quais são os princípios do diálogo e da escuta?

  • Diante dos estudos freireanos, focamos nossa reflexão nos princípios do diálogo e da escuta na relação com as crianças, com propósito de que os educadores os reconheçam como sujeitos dialógicos, autônomos e protagonistas, nas instituições de Educação Infantil.

Qual é o sentido da escuta?

  • Escutar, nesse sentido, é dar vez e voz aos alunos que se encontram no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando assim, uma escuta sensível. Esse tipo de escuta acontece entre a criança que fala e o adulto que ouve, possibilitando uma maior aproximação entre eles.

Qual o conceito de escutar?

  • O escutar pode ser definido como a sensibilidade de estar atento ao que é dito, ao que é expresso através de gestos e palavras, ações e emoções. O conceito encontra-se relacionado ao ouvir com atenção, o que infelizmente está um pouco distanciado da prática que é exercida na atualidade.

Como valorizar a escuta das crianças na educação infantil?

  • (Site Brasil escola). É importante pensar de que modo é significativo valorizar a escuta das crianças na Educação Infantil porque, muitas vezes, a criança passa muito tempo na escola e precisa manifestar seus desejos para compreender melhor seu espaço.

Postagens relacionadas: