O que é a pedagogia não diretiva?

O que é a pedagogia não diretiva?

O que é a pedagogia não diretiva?

Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.

Qual o papel do professor para a pedagogia diretiva?

-Conceitos básicos: O professor é a autoridade máxima na sala de aula, é dele a palavra, e o aluno acaba se tornando um objeto do professor. O professor se torna um auxiliador da aprendizagem despertando o conhecimento que já existe no aluno. ...

Qual o modelo de pedagogia?

No texto de Fernando Becker, são apresentadas três diferentes formas de ensino/aprendizagem em sala de aula: Pedagogia Diretiva e Relacional e seus pressupostos epistemológicos. O professor ensina e o aluno aprende”. ... (conforme Becker).

Qual a tendência de uma sala de aula em que o professor compartilha dos fundamentos da pedagogia relacional?

A pedagogia Relacional, como o nome sugere, é centrada na relação. Não é centrada no aluno nem no professor, pois o que se trabalha nessa proposta são as relações dentro da sala de aula. ... A dinâmica ou, melhor, a dialetização do processo de aprendizagem exige, portanto, dupla atenção do professor.

O que é tendência não-diretiva?

A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. ... A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.

O que é uma equipe diretiva?

Na equipe diretiva, é muito importante garantir um alinhamento entre diretor e coordenador pedagógico para que o processo ensino-aprendizagem seja favorecido. Entenda como as funções do diretor e coordenador se complementam no dia a dia: Projeto Político-Pedagógico (PPP).

Qual o papel do professor no empirismo?

O primeiro deles, o Empirismo, parte do princípio de que o homem é uma tabula rasa, um ser absolutamente passivo, uma folha em branco, e o professor, no caso, representa a transmissão do conhecimento e do saber. ...

O que é modelo epistemológicos?

Os modelos epistemológicos são modos/formas de conhecer criados em todas as áreas do conhecimento e influenciadores do planejamento e desenvolvimento de ações.

O que é um método pedagógico?

Métodos pedagógicos são modelos teóricos que suportam a criação de currículos escolares e orientam os planos de aula. Eles abrangem desde a forma de como o conteúdo escolar é passado até como os professores devem se relacionar com os alunos.

Por que a pedagogia relacional tem como característica a construção do conhecimento?

  • A Pedagogia relacional tem como característica a construção do conhecimento, advindo daí o termo “CONSTRUTIVISMO.”.

Qual o pressuposto da pedagogia não-diretiva?

  • No segundo modelo, Pedagogia Não-Diretiva e seu pressuposto epistemológico busca-se o extremo, onde o professor é apenas auxiliador ou facilitador para o aluno nas atividades. Nesse modelo tem-se a concepção de que o aluno traz consigo uma bagagem hereditária de conhecimento que necessita apenas de auxílio, no caso o professor, para despertar.

Qual é a pedagogia diretiva e não diretiva?

  • No primeiro modelo, Pedagogia Diretiva, Não diretiva e Relacional e seus pressupostos epistemológico temos a imagem do professor monopolizados da aula, “O professor fala e o aluno executa. O professor dita e o aluno copia.O professor decide o que fazer e o aluno executa.

Quais são as correntes pedagógicas?

  • Essas correntes epistemológicas influenciaram procedimentos pedagógicos a partir de suas concepções filosóficas. 1) Pedagogia não diretiva: o aluno é o centro de todo o processo pedagógico (A→P). 2) Pedagogia diretiva: o professor é o centro de todo o processo pedagógico (A←P).

Postagens relacionadas: