Qual é a função da Pastoral Familiar?

Índice

Qual é a função da Pastoral Familiar?

Qual é a função da Pastoral Familiar?

11 Pastoral Familiar É a resposta da Igreja às dificuldades da família hoje. Para ser eficaz deve atuar nas causas dos problemas. ... O entendimento do conceito de PF melhora com o aprofundamento da visão da realidade da família e de seu papel para o bem da pessoa e da sociedade.

O que é participar de uma pastoral?

Ação pastoral católica ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo. A palavra "pastoral" deriva de pastor, que era um elemento constante no mundo bíblico.

Quem criou a Pastoral Familiar?

O Cardeal de São Paulo em 1982, Dom Paulo Evaristo Arns, teve nesta época um encontro revelador com o então diretor executivo da UNICEF, James Grunt, quando ambos participavam de um encontro na Suíça, convocado pela ONU. James semeou no espírito do Cardeal a idéia que daria origem a esta entidade social.

O que se faz na pastoral da saúde?

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".

O que significa Inapaf?

O INAPAF é escola criada para promover a formação geral de agentes para a Pastoral Familiar, para outras pastorais e demais campos de evangelização. Tem a função de planejar, coordenar e executar, em âmbito nacional, a formação de agentes de Pastoral Familiar em consonância com as orientações da Igreja.

Qual a diferença entre paróquia e comunidade?

Paróquia é a comunidade dos fiéis submetida ao pároco, ou por outra, é o território sobre o qual se estende a jurisdição do pároco (equivalente administrativo a um bairro).

Quais são os serviços da Igreja Católica?

As pastorais mais conhecidas da Igreja Católica no Brasil são:

  • Pastoral Afro-Brasileira.
  • Pastoral Carcerária.
  • Pastoral da Catequese.
  • Pastoral da Comunicação - PASCOM.
  • Pastoral da Criança.
  • Pastoral da Cultura.
  • Pastoral da Educação.
  • Pastoral da Juventude.

Como nasceu a Pastoral Familiar?

  • A Pastoral Familiar surgiu da necessidade de atuação da Igreja junto às famílias devido às amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura, pondo em questão esta instituição que constitui o cerne da sociedade. A família sempre foi de grande importância para a Igreja pois através dela que o homem começa sua vida, forma sua base.

Quais são os setores da Pastoral Familiar?

  • Um dos setores importantes da vida da Igreja é a Pastoral Familiar. Embora a realidade da família esteja presente em muitos campos da ação da Igreja, necessário se faz organizá-la, sem o que ela se dilui entre as outras pastorais e não conseguirá a eficácia que dela se espera.

Qual a encíclica da Pastoral Familiar?

  • Com base nesta encíclica, a CNBB publicou o documento 65 – A Pastoral Familiar no Brasil que serve de subsídio para a implantação da Pastoral Familiar nas Paróquias.

Qual é o setor de Pastoral pós-matrimonial?

  • um setor de Pastoral Pós-Matrimonial, sob a responsabilidade de dois casais, que poderá se subdividir em equipe de pastoral dos recém-casados; equipe voltada para famílias de batizandos, famílias cujos filhos estão freqüentando a catequese de primeira eucaristia e crisma bem como pais de batizandos; equipe de pastoral para atuar nas escolas;

Postagens relacionadas: