Qual o conceito de polifarmácia?

Índice

Qual o conceito de polifarmácia?

Qual o conceito de polifarmácia?

O uso concomitante de quatro ou mais medicamentos é conhecido como polifarmácia, conforme definição da Organização Mundial de Saúde (OMS). A polifarmácia é uma condição cada vez mais comum, especialmente com o aumento da expectativa de vida e prevalência de doenças crônicas.

Como evitar a polifarmácia?

O mais simples e importante preditor de prescrição inapropriada e risco de eventos adversos de drogas em idosos é o número de medicamentos prescritos. A desprescrição é o processo de redução ou interrupção de drogas, visando minimizar a polifarmácia e melhorando os resultados do paciente.

O que é Desprescrição?

A desprescrição é um termo novo, sendo definida como o processo planejado e supervisionado de redução de dose ou de interrupção no uso do medicamento que pode causar danos ou não ter benefícios, se utilizado a longo prazo.

Quais lesões podem ocorrer no organismo devido ao uso de Polifarmacos?

Se forem associadas a alguns antibióticos podem causar lesões musculares, levando a dores no corpo e podendo chegar até à insuficiência renal”, cita a médica Wilma Amorim. Os calmantes, em geral, interagem uns com os outros, podendo levar a tonturas.

Quais os riscos da polifarmácia?

  • A polifarmácia, representada pelo uso de cinco ou mais medicamentos por uma única pessoa, cresce cada vez mais na população idosa e traz graves riscos a essa parcela etária. Vivemos em um mundo repleto de avanços tecnológicos e, seguindo essa evolução, a área da saúde também caminha a passos largos.

Por que a polifarmácia é perigosa?

  • O problema que quero evidenciar está justamente nessa junção perigosa: idosos e o consumo de muitos remédios simultaneamente. A polifarmácia, representada pelo uso de cinco ou mais medicamentos por uma única pessoa, cresce cada vez mais na população idosa e traz graves riscos a essa parcela etária.

Qual a diferença entre polifarmácia e idoso?

  • Polifarmácia e o Idoso . O uso excessivo de medicamentos por idosos merece atenção, uma vez que a polifarmácia tem sido foco de vigilância da saúde pública. A polifarmácia é definida como o uso simultâneo (ao mesmo tempo) de cinco ou mais medicamentos.

Postagens relacionadas: