O que trabalha a motricidade fina?

O que trabalha a motricidade fina?
A motricidade fina relaciona-se com os movimentos que exigem maior precisão e destreza, coordenação olho-mão e destreza para manipular um objeto como um lápis ou tesoura, por exemplo. É a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos de forma precisa, de acordo com a exigência de determinada atividade.
Como desenvolver a motricidade fina?
Atividades para estimular a coordenação motora fina
- Pintura. A pintura ajuda a fortalecer a coordenação motora fina, de modo geral. ...
- Brincando com esponjas. ...
- Separando grãos. ...
- Brincadeira com água. ...
- Jardinagem e plantio. ...
- Quebra-cabeças. ...
- Tarefas cotidianas. ...
- Blocos de construção.
O que é motricidade fina e como desenvolver?
A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.
Qual a diferença entre motricidade fina e global?
A motricidade fina, ou coordenação motora fina, é definida por todo e qualquer movimento que envolva pequenos grupos musculares, como escrever e recortar. Já a motricidade global, ou coordenação motora grossa, é a que envolve os músculos maiores do corpo, como saltar (MARONESI et al., 2015).
O que é escala de desenvolvimento motor?
A Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) é um instrumento válido no Brasil e atualmente é uma das escalas mais abrangentes de avaliação motora para crianças, incluindo os principais domínios da psico- motricidade: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização ...