O que é o regime de progressão continuada?

O que é o regime de progressão continuada?

O que é o regime de progressão continuada?

Progressão continuada, ao contrário, é um alargamento do conceito de período escolar, pois prevê, em vez de anos, ciclos. E aí é possível falar em ciclo letivo, com mais do que os 200 dias previsto na lei, e também em ciclo de aprendizagem do aluno - e esse pode ser de dois ou três meses, um semestre, um ou mais anos.

O que significa classificação por progressão continuada?

Procedimento utilizado pela escola que permite ao aluno avanços sucessivos e sem interrupções, nas séries, ciclos ou fases. ... De acordo com a progressão continuada o aluno passa automaticamente pelas séries mas é avaliado ao longo e ao final de um ciclo.

O que é progressão continuada no Ensino Fundamental?

A progressão continuada é uma estratégia educacional para organizar o aprendizado em blocos contínuos e evitar altas taxas de repetência e suas consequências no atraso e evasão escolar.

Onde surgiu a progressão continuada?

Implantação. O sistema de progressão continuada foi implantado inicialmente na França em 1989, com o objetivo de reduzir o número de alunos reprovados e melhorar a qualidade do ensino. ... Mas em 1996, por causa da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, esse sistema começou a ser adotado nas escolas.

Quem implantou a progressão continuada no Brasil?

Paulo Freire, quando foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo implantou a ideia. Mas em 1996, por causa da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, esse sistema começou a ser adotado nas escolas.

O que é progressão continuada no ensino fundamental?

A progressão continuada é uma estratégia educacional para organizar o aprendizado em blocos contínuos e evitar altas taxas de repetência e suas consequências no atraso e evasão escolar.

Qual é a lei da progressão continuada Ensino Fundamental?

LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

Qual o objetivo da progressão continuada?

  • Dessa forma, o objetivo da progressão continuada, além de aumentar a qualidade de ensino, é eliminar a defasagem idade/série, combater a evasão e evitar múltiplas repetências. De acordo com a progressão continuada o aluno passa automaticamente pelas séries mas é avaliado ao longo e ao final de um ciclo.

Qual é o regime de progressão continuada?

  • O regime de Progressão Continuada não deve ser encarado como um sistema promoção automática, que passa o aluno de ano sem a preocupação com seu processo de aprendizagem, mas sim como um sistema de valorização da aprendizagem e de compromisso com uma avaliação contínua, o que garantirá a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Por que a adoção do regime de progressão continuada?

  • A estratégia de adoção do regime de progressão continuada, de acordo com a LDB, “contribui para viabilizar a universalização da educação básica, que é o impulso para as nações se projetarem e competirem mundialmente, e também é um meio de garantir o acesso e principalmente a permanência do aluno na escola.”.

Quando foi implantado o sistema de progressão automática?

  • No Brasil, já existia iniciativas de implementar o sistema de progressão automática em 1920. A partir de 1980, esse sistema passou a ser discutido em debates nacionais. Paulo Freire, quando foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo implantou a ideia.

Postagens relacionadas: