Para que serve a propriedade industrial?
Índice
- Para que serve a propriedade industrial?
- Como funciona a propriedade industrial?
- Quais os bens protegidos pela Lei de Propriedade Industrial?
- Quais os direitos protegidos pela Lei de Propriedade Industrial?
- Qual a finalidade da Lei de propriedade industrial?
- Qual a importância da propriedade industrial em uma empresa?
- Como entender a importância da Propriedade Industrial?
- Quais são os direitos de Propriedade Industrial?
- Qual a marca da Propriedade Industrial?
- Qual a legislação especifica sobre a propriedade industrial?

Para que serve a propriedade industrial?
A Propriedade Industrial, também conhecida como Propriedade Intelectual é um conjunto de direitos que visa assegurar os monopólios sobre determinadas invenção, modelos de utilidades, desenho industrial e marcas, protegendo os Direitos dos Autores e dos Conexos.
Como funciona a propriedade industrial?
Ou seja, são classificadas como propriedade industrial as patentes de invenções, marcas, tecnologias, modelos industriais, processos produtivos, fórmulas, desenhos, criações visuais, plantas, segredos industriais e demais criações que tenham algum valor econômico.
Quais os bens protegidos pela Lei de Propriedade Industrial?
Quatro são os bens imateriais protegidos pelo direito industrial: a patente de invenção, a de modelo de utilidade, o registro de desenho industrial e o de marca (LPI, art. 2o, 1 a III).
Quais os direitos protegidos pela Lei de Propriedade Industrial?
Os bens protegidos pela Lei de Propriedade Industrial, classificados como bens móveis, são os seguintes: invenção, modelo de utilidade, desenho industrial e marca.
Qual a finalidade da Lei de propriedade industrial?
7º da lei). A finalidade da lei, portanto, é a de garantir a exclusividade da exploração da propriedade industrial, possibilitando ao inventor produzir a invenção sozinho, garantindo alta produtividade, ou licenciar o uso, permitindo que outras empresas o produzam.
Qual a importância da propriedade industrial em uma empresa?
Sendo assim, podemos dizer que a propriedade industrial serve para proteger os bens imateriais, considerando os interesses sociais e o desenvolvimento tecnológico, sendo eles: concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade; concessão de registro de desenho industrial; concessão de registro de marca; ...
Como entender a importância da Propriedade Industrial?
- Para entender a importância da propriedade industrial vamos a um exemplo simples: Imagine que uma empresa de tecnologia desenvolveu uma luva inteligente para ampliar a experiência de pessoas que usam realidade aumentada para diversão, testes ou trabalho.
Quais são os direitos de Propriedade Industrial?
- Esses bens imateriais, hoje, são objeto de uma tutela jurídica específica chamada de direito de propriedade industrial. No fim do século XIX, em 1883, alguns países sentiam a necessidade de produzir leis uniformes sobre a Propriedade industrial.
Qual a marca da Propriedade Industrial?
- Conforme definido pelo artigo 122, da Lei de Propriedade Industrial, marca é o sinal distintivo, visualmente perceptível, não compreendido nas proibições legais. Por meio da marca você procura identificar um produto ou serviço, ou seja, ela é o elemento de identificação, de distinção.
Qual a legislação especifica sobre a propriedade industrial?
- Muitas das normas definidas naquela época continuam em vigor, mas hoje o Brasil possui uma legislação especifica sobre a propriedade industrial, que está descrita na Lei nº 9. – Lei de Propriedade Industrial – LPI.