O que é uma célula suscetível é permissiva ao vírus?

Índice

O que é uma célula suscetível é permissiva ao vírus?

O que é uma célula suscetível é permissiva ao vírus?

A célula que apresenta receptores específicos para interação com o vírus é considerada susceptível. Se além disso, a célula apresenta fatores celulares que permitam a replicação eficiente do vírus, ela é considerada permissiva.

Quais são os ciclos de multiplicação viral?

Apesar de a multiplicação viral mudar de espécie para espécie, podemos dividir o ciclo de replicação de um vírus em seis etapas principais: adesão, penetração, remoção do capsídeo, biossíntese, montagem das partículas virais e dispersão.

Qual o genoma é considerado infeccioso?

Um vírus é uma partícula infecciosa que se reproduz "comandando" uma célula hospedeira e usando o seu maquinário para fazer mais vírus. Um vírus é composto por um genoma de DNA ou RNA dentro de uma cápsula proteica chamada capsídeo.

O que ocorre após o processo de multiplicação viral?

- Montagem de partículas virais: Nessa etapa são formados os novos vírus através da união do ácido nucleico com os polipeptídios que formam o capsídio. - Dispersão: Essa é a etapa final da multiplicação dos vírus, quando finalmente as partículas virais formadas são liberadas do interior da célula.

Como funciona a replicação do vírus de RNA?

  • Através da geração de cópias abundantes de seu genoma e empacotando essas cópias, o vírus continua infectando novos hospedeiros. A replicação entre vírus é muito variada e depende do tipo de genes envolvidos nelas. A maioria dos vírus de DNA se agrupa no núcleo, enquanto a maioria dos vírus de RNA se desenvolve apenas no citoplasma.

Quando ocorre o processo de multiplicação viral?

  • O processo de multiplicação viral pode finalizar-se com a lise ou não da célula. Quando ocorre o rompimento da célula e a dispersão dos vírus, denominamos o ciclo de: a) lisogênico. b) biogeoquímico.

Como ocorre a reprodução dos vírus?

  • A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.

Qual é o processo de infestação viral?

  • O processo de infestação viral tem seu início a partir do reconhecimento químico das fibras presentes na cauda do vírus, aderindo-se à membrana plasmática da célula hospedeira.

Postagens relacionadas: