O que é retração elástica dos pulmões?

Índice

O que é retração elástica dos pulmões?

O que é retração elástica dos pulmões?

Tensão superficial A retração pulmonar é uma combinação da elasticidade tecidual e das forças de tensão superficial nos alvéolos.  Durante a insuflação, é necessária uma pressão adicional para superar as forças de tensão superficial.

O que causa retração pulmonar?

Pressão intrapleural: É a pressão encontrada na cavidade pleural. Essa pressão é negativa; isso causa a aderência entre as pleuras. Quando essa pressão se torna mais negativa, o pulmão tende a se expandir. Quando essa pressão se torna menos negativa (mais ainda assim negativa) o pulmão tende a se retrair.

Quais fatores contribuem com a retração elástica dos pulmões?

Rompido o equilíbrio das forças, o pulmão se distende e o ar é inspirado. A distensão dos pulmões estira suas fibras elásticas, que vão acumulando energia potencial. Cessadas as contrações musculares esta energia acumulada nas fibras elásticas rompe o sistema de forças a favor da retração pulmonar e o ar é expirado.

O que determina o trabalho respiratório?

O trabalho respiratório representa o esforço feito para vencer a complacência e a resistência do sistema respiratório. O volume corrente (VC) expressa o volume de ar que entra e sai dos pulmões a cada ciclo respiratório.

Qual a diferença entre elasticidade e complacência?

  • Elasticidade: Propriedade que permite ao corpo voltar a forma original após deformação Relação entre elasticidade e complacência é INVERSA Maior elasticidade Maior retração elástica Menor complacência Menor distensão COMPLACÊNCIA

Qual a elasticidade do pulmão?

  • A elasticidade pulmonar (EP), decorrente da riqueza pulmonar em fibras elásticas e que tende a retrair o pulmão. Com as vias aéreas abertas e sem fluxo de ar entrando e saindo dos pulmões, estas forças estão em equilíbrio, de tal forma que elas se anulam.

Será que a energia acumulada nas fibras elásticas é expirada?

  • Cessadas as contrações musculares esta energia acumulada nas fibras elásticas rompe o sistema de forças a favor da retração pulmonar e o ar é expirado.

Postagens relacionadas: