Qual a diferença entre aglutinação direta e indireta?

Índice

Qual a diferença entre aglutinação direta e indireta?

Qual a diferença entre aglutinação direta e indireta?

INIBIÇÃO DA HEMAGLUTINAÇÃO DIRETA: Ac + Vírus = Ausência de Aglutinação (positivo para presença de Ac na amostra) Antígenos virais aglutinam hemácias. ... - INIBIÇÃO DA HEMAGLUTINAÇÃO INDIRETA: Baseia-se na competição, pelos sítios de combinação do Ac, entre o Ag fixado à hemácia e o Ag solúvel ou hapteno.

Como ocorre a aglutinação indireta?

O teste de aglutinação indireta ou passiva emprega a adsorção de anticorpos ou antígenos solúveis proteicos ou polissacarídeos na superfície de micropartículas inertes (suportes) que não interferem na interação antígeno-anticorpo, como plásticos, gelatina, carvão e hemácias formolizadas de aves e carneiros.

Qual é o princípio da reação de aglutinação indireta?

Princípio metodológico da reação de MHA-TP Na reação de aglutinação indireta, os antígenos de Treponema pallidum são adsorvidos à superfície de partículas de gelatina. Os anticorpos presentes no soro ligam-se aos antígenos de várias partículas de gelatina, resultando na aglutinação.

Qual o princípio da aglutinação direta?

No teste de aglutinação direta, o antígeno faz parte parte naturalmente da célula, e haverá aglutinação dessas células promovida por anticorpos contra esses antígenos. São exemplos usuais desses testes a identificação de antígenos eritrocitários na tipagem sanguínea utilizando anticorpos específicos.

O que é imunofluorescência direta e indireta?

A imunofluorescência direta é mais simples que a indireta e mais barata, mas dependendo do diagnóstico a ser feito e o material, escolhe-se a indireta pela possiblidade de diagnóstico mais preciso.

Qual a origem da aglutinação direta?

  • Tipagem sanguínea, Toxoplasmose, Salmoneloses, Tripanossomíase. INIBIÇÃO DA HEMAGLUTINAÇÃO DIRETA: Ac + Vírus = Ausência de Aglutinação (positivo para presença de Ac na amostra) Antígenos virais aglutinam hemácias.

Qual é o efeito da aglutinação?

  • Efeito Prozona Aglutinação / Hemaglutinação Definição –teste de aglutinação feito com um antígeno solúvel adsorvido a uma partícula (por ex. Cels./hemácias ou partículas de látex) Aplicações –Medida de anticorpos para antígenos solúveis (por ex. Ags sols. do Toxoplasma gondii)

Qual o suporte mais utilizado para aglutinação?

  • Um suporte muito utilizado são micropartículas de poliestireno (látex), homogêneas quanto ao tamanho, com a vantagem de permitir a realização de testes rápidos de aglutinação em lâminas ou placas planas e com leitura em minutos. Suportes com antígeno adsorvido são utilizados na pesquisa de anticorpos específicos.

Qual o teu teste de aglutinação?

  • TESTE DE AGLUTINAÇÃO INDIRETA: (Ag + Partícula Inerte) + Ac = Aglutinação Partículas inertes e hemácias podem ser sensibilizadas por adsorção passiva (contato direto com o antígeno solúvel), por adsorção via agente químico (ácido tânico e cloreto de cromo), por conjugação do Ag (ligações químicas covalentes).

Postagens relacionadas: