O que é albinismo resumo?

Índice

O que é albinismo resumo?

O que é albinismo resumo?

O albinismo oculocutâneo é uma desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina, pigmento que dá cor a pele, cabelo e olhos. A alteração genética também leva a modificações da estrutura e do funcionamento ocular, podendo desencadear problemas visuais.

Como explicar o albinismo?

O albinismo, também chamado de hipopigmentação - e algumas vezes ainda de acromia, acromasia ou acromatose -, é uma doença ou distúrbio de caráter genético que possui como característica principal a ausência de pigmentos na pele, cabelo e olhos.

Quais são as características de um albino?

Pessoas portadoras do albinismo apresentam a pele, os cabelos e os olhos muito claros, sem nenhuma pigmentação. A falta de pigmentação é decorrente da ausência da melanina.

O que é o albinismo e quais as suas causas?

Albinismo é o nome da doença que provoca alterações na produção de melanina, responsável pela pigmentação e proteção da radiação solar, além de promover a pigmentação da pele, cabelo e olhos. As causas do Albinismo são genéticas, geralmente ocorre ausência de pigmentação, ou seja, indivíduos muito brancos.

O que causa o albinismo na pele?

O albinismo é causado por uma alteração genética relacionada com a produção de melanina no organismo, que é um pigmento responsável por dar cor a pele, pelos, cabelo e olho, além de proteger a pele contra os raios ultravioletas do sol.

Quais são os 3 tipos de albinismo?

Esse distúrbio é ocasionado por alterações no metabolismo que provocam a ausência ou redução da produção melanina, desencadeando hipopigmentação da pele, dos pelos e até mesmo dos olhos. Pode-se classificar o albinismo em três formas básicas: ocular, parcial e oculocutâneo.

Quais tipos de albinismo existem?

Conheça os tipos de albinismo

  • Albinismo ocular ligado ao cromossomo X. A causa deste tipo de albinismo está relacionada a uma mutação genética no cromossomo X. ...
  • Síndrome Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi.

Qual a proteína que o gene do albinismo codifica?

O albinismo do gene OCA2 , ou P, resulta de um defeito genético na proteína P que ajuda a enzima tirosinase a funcionar. Pessoas com OCA2 produzem uma quantidade mínima de pigmento de melanina e podem ter uma coloração que varia de loiro claro a marrom.

Qual a causa genética do albinismo?

A causa é uma mutação no gene de LYST. Enquanto esta mutação igualmente conduz a um defeito nos glóbulos brancos, o paciente está no maior risco de desenvolver infecções.

Qual o tipo de albinismo mais comum?

  • O parcial, por sua vez, é o albinismo caracterizado pela produção de melanina em apenas algumas partes. Por fim, o oculocutâneo, tipo mais comum, é o albinismo em que todo o corpo é afetado.

Qual a cor dos olhos de uma pessoa com albinismo?

  • A cor dos olhos de uma pessoa com albinismo pode variar de azul muito claro ao castanho e, assim como a cor da pele e do cabelo, também pode mudar conforme a idade.

Qual a cor do cabelo da pessoa com albinismo?

  • Pessoas com albinismo e que tenham ascendência africana ou asiática podem apresentar cabelo louro, ruivo ou castanho. A cor do cabelo também pode escurecer com o passar dos anos, conforme aumenta a produção de melanina. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Qual a causa do albinismo ocular?

  • Pessoas com albinismo ocular apresentam cor uniforme da pele e do cabelo, porém, seus olhos estão muito quentes e cílios são geralmente brancos. O albinismo ocular pode causar nistagmus, fotofobia e diminuição da acuidade visual. El fator hereditário é a principal causa do albinismo, isto é, essa condição é transmitido de pais para filhos.

Postagens relacionadas: