Qual é o significado de agravado?

Índice

Qual é o significado de agravado?

Qual é o significado de agravado?

Ouça em voz altaPausar1. Que sofreu agravo; ofendido; piorado. 2. Aquele que sofreu agravo ou injustiça por despacho ou sentença do juiz.

Quem é o agravado em agravo de instrumento?

Ouça em voz altaPausarComo o nome já diz, o agravante (aquele que entra com o recurso de agravo de instrumento) deverá compor um instrumento (um documento) que mostre os motivos da discordância com a decisão interlocutória. Esse instrumento será entregue ao Tribunal competente, para que o pedido seja analisado.

Qual o conceito de agravado e agravado?

  • Veremos agora um pouco sobre o conceito de Agravado e Agravado. O agravante, é a parte da decisão interlocutória contra a qual se manifesta, por meio de agravo de instrumento, o litigante que teve seu direito lesado. Para o Direito Penal, agravantes seriam as circunstâncias que terminam por agravar a pena a ser aplicada ao sujeito infrator.

Quais são as agravantes?

  • Para o Direito Penal, agravantes seriam as circunstâncias que terminam por agravar a pena a ser aplicada ao sujeito infrator. Assim, aquele que agiu de modo a provocar maior grau de reprovabilidade e gravidade do seu crime, deverá responder proporcionalmente a isso.

Qual o prazo para julgamento do agravo?

  • Após a formação do agravo, caberá ao relator, no prazo máximo de 15 dias, pedir dia para julgamento, conforme a previsão do artigo 528 do CPC. Na hipótese do juiz comunicar que reformou inteiramente a decisão, o relator considerará prejudicado o agravo (de acordo com o art. 529 do CPC).

Qual a nomenclatura legal do agravo?

  • Tem previsão legal entre os artigos 1.015 e 1.020 do Código de Processo Civil. Como a própria nomenclatura do recurso sugere, o agravo enseja a formação de um instrumento. Por isso, a petição escrita deve conter: As razões do pedido de reforma ou da invalidação da decisão; O nome e endereço completo dos advogados das partes.

Postagens relacionadas: