O que é uma agricultura de irrigação?

Índice

O que é uma agricultura de irrigação?

O que é uma agricultura de irrigação?

Sistema onde a água é aplicada diretamente na área da raiz das plantas. Muito utilizado em irrigação de frutas, flores e hortaliças. Vantagens: Maior eficiência na aplicação de água, baixo consumo de energia, facilidade de automação e fácil aplicação de fertilizantes.

Qual é o conceito de irrigação?

A irrigação é uma prática agrícola que utiliza um conjunto de equipamentos e técnicas para suprir a deficiência total ou parcial de água para as culturas plantadas.

O que são máquinas de irrigação?

A irrigação é uma técnica que tem como objetivo suprir as necessidades hídricas de uma área plantada em decorrência à baixa disponibilidade hídrica ou a má distribuição das chuvas. Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são a superficial, a localizada e a aspersão.

Quais são as vantagens da agricultura irrigada?

  • Agricultura Irrigada 1 Vantagens: Maior eficiência na aplicação de água, baixo consumo de energia, facilidade de automação e fácil aplicação... 2 Desvantagens: Problemas de entupimento, alto custo de implantação, maior trabalho para mão de obra e exige rotina de... More ...

Qual é a irrigação?

  • Irrigação é a aplicação artificial, uniforme e oportuna de água, distribuída pontualmente na zona efetiva das raízes ou na área total, visando repor a água consumida pelas plantas, a perdida por evaporação, transpiração e por infiltração profunda de forma a garantir condições ideais ao bom desenvolvimento das plantas.

Como ocorre a irrigação de plantas?

  • A irrigação acontece para que se cumpra a necessidade de água que as plantas necessitam, caso não haja água no solo para a planta durante o seu desenvolvimento ela passará por estresse hídrico e sem água disponível a planta diminuirá drasticamente a sua produção.

Qual o potencial da irrigação no Brasil?

  • Apesar do imenso potencial que possui para a irrigação, o Brasil aplica a tecnologia em menos de 10% da área agrícola (equivalente a cerca de 7 milhões de hectares). A irrigação é fundamental não somente para o aumento na oferta de alimento, mas também para a segurança alimentar e nutricional da população mundial.

Postagens relacionadas: