O que é alcalino no sangue?

Índice

O que é alcalino no sangue?

O que é alcalino no sangue?

O pH do sangue é considerado levemente alcalino, pois o normal é que o seu índice fique entre 7,35 e 7,45. Quando há uma alteração nesses valores, para mais ou para menos, a saúde do paciente fica em risco. É justamente nessas alterações que se caracterizam os quadros de acidose e alcalose.

Como saber se o meu sangue é alcalino?

A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de sangue chamado gasometria arterial queé realizado quando o indivíduo encontra-se internado na UTI ou no CTI. Esse exame é feito retirando uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o pH do sangue, o bicarbonato, e a PCO2.

Por que o sangue é alcalino?

  • Sendo o sangue, idealmente, um meio alcalino, o melhor seria que consumíssemos alimentos que colaboram neste sentido. Mas que alimentos são estes? É comum pensar que um alimento ácido fará com que nosso sangue fique mais ácido e um alimento alcalino, mais alcalino, mas esta não é exatamente a lógica correta para esta questão.

Quais são os benefícios da dieta alcalinizante?

  • Outros: água alcalina, vinagre de maçã, água comum, melaço, alimentos fermentados. De acordo com esta dieta, os alimentos alcalinizantes favorecem a saúde e a desintoxicação do corpo, trazendo benefícios como prevenir infecções, reduzir inflamação, melhorar dores e prevenir doenças como câncer.

Quais são os alimentos alcalinos?

  • Os alimentos alcalinos são, principalmente, alimentos com poucos açúcares, como: Outros: água alcalina, vinagre de maçã, água comum, melaço, alimentos fermentados.

Por que a dieta alcalina tem este poder de prevenir o câncer?

  • De acordo com Artur Malzyner, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e consultor científico da CLINONCO (Clínica de Oncologia Médica), ambos em São Paulo e Daniel Gimenes, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO), faltam estudos específicos para comprovar que a dieta alcalina tem este poder de prevenir o câncer.

Postagens relacionadas: