Quais impactos ambientais são detectados na pecuária extensiva?

Índice

Quais impactos ambientais são detectados na pecuária extensiva?

Quais impactos ambientais são detectados na pecuária extensiva?

A má utilização das áreas de pastagem, através de técnicas agrícolas ineficientes (e.g. fogo, aração e gradagens) resulta em baixa produtividade e ainda em graves problemas ambientais como erosão e a desertificação.

Quais os impactos ambientais causados por uma atividade agropecuária?

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

Qual a agropecuária extensiva?

  • A agropecuária extensiva é aquela praticada em lotes familiares e que utiliza-se de técnicas rudimentares de produção. Na agricultura, geralmente itinerante, usa-se mão-de-obra familiar e pouco qualificada e técnicas arcaicas de cultivo, o que inclui queimadas e o uso dos arados de boi.

Qual a agropecuária intensiva?

  • A agropecuária intensiva se trata do gado mais refinado, o qual possui uma criação com muitos cuidados alimentícios, que vai desde a água de boa qualidade até a comida. Isso porque na intensiva, o agropecuário deseja que a carne do boi seja de boa qualidade para revendas.

Qual a diferença entre a agricultura extensiva e a intensiva?

  • Tanto a agricultura extensiva como a intensiva ocasionam impactos ao meio ambiente. A retirada da cobertura vegetal para o plantio nas duas modalidades é o início de uma série de mudanças, muitas vezes negativas, no meio natural. Entretanto, é preciso admitir que a agricultura intensiva, pela quantidade de insumos, recursos e técnicas, ...

Qual a diferença entre a intensiva e a extensiva?

  • Na extensiva, o gado é criado solto, sem muitos cuidados em relação ao seu manejo, alimentação e demais detalhes. Com isso, já dá para ver claramente que a diferença entre uma e outra é que na intensiva os cuidados são profissionais, onde o agropecuário deseja que os bois produzam uma carne de qualidade, e na extensiva, ...

Postagens relacionadas: