O que é o Nirvana na natureza?

Índice

O que é o Nirvana na natureza?

O que é o Nirvana na natureza?

A tradição budista mahayana declara que é essa natureza búdica que é a fonte do nosso desejo de alcançar a felicidade genuína, ou nirvana. Por natureza, essa dimensão da consciência é “brilhante” e “originalmente pura”, mas parece impura quando é obscurecida pelo apego, ódio, ilusão e ideação compulsiva.

O que é o Nirvana Segundo o Budismo?

Já o nirvana, meta do Budismo, é uma condição de extrema paz, iluminação, “o apagar do fogo das paixões” e a extinção do ego, e o fim da necessidade de reencarnar. O nirvana é, na prática, o que tornaria um homem comum um Buda.

Como alcançar o Nirvana?

  • Você alcança o Nirvana ao eliminar esse sofrimento, e o Nobre Caminho Óctuplo define os passos que você tem de seguir para alcançar o Nirvana. As Quatro Nobres Verdades descrevem a doença da experiência humana; o Nobre Caminho Óctuplo é a prescrição da cura. Entender as verdades e seguir o caminho levarão você a uma vida de paz e felicidade.

Qual é o significado do Nirvana?

  • Segundo os monges shramana é o estado atingido pelos Arahant (seres de elevada estatura espiritual). No Hinduísmo, o Nirvana é um sinônimo de moksha, à libertação do ciclo do renascimento e da morte e à iluminação espiritual, citado em vários textos hindus tântricos, bem como na Bhagavad Gita.

Qual o caminho em direção ao Nirvana?

  • O caminho em direção ao Nirvana é um processo pessoal para descobrir a verdade absoluta, que na verdade não é um lugar ao qual temos que chegar. Desse modo, para conseguir o estado de libertação total do ser, a pessoa deve renunciar a todo apego e a todo desejo material, pois considera-se que esse apego só pode trazer sofrimento.

Qual é a renúncia ao Nirvana?

  • Também é visto por alguns como uma forma de superação do karma. É uma renúncia ao apego material que não eleva o espírito e apenas traz sofrimento. Através da meditação se consegue percorrer os passos fundamentais para chegar ao nirvana, considerado como a última etapa a alcançar pelos praticantes da religião.

Postagens relacionadas: