Que é uma alegoria?

Índice

Que é uma alegoria?

Que é uma alegoria?

Uma alegoria é um dos estilos de figuras de linguagem de uso retórico e que produz uma virtualização do real significado, não se atendo apenas ao sentido literal da obra, mas se aprofundando em outros sentidos. A palavra vem do latim allegoria, que significa ato de falar sobre outra coisa.

O que é uma alegoria para a filosofia?

A Alegoria (do grego "allegoría" que significa “dizer o outro”) é um conceito filosófico e uma figura de retórica, utilizada em diversas artes (pintura, escultura, arquitetura, música, etc.) que significa literalmente, o ato de falar sobre outra coisa.

Qual o significado da palavra alegoria na Bíblia?

A interpretação alegórica da Bíblia, é a abordagem que atribui uma interpretação mais-que-literal ao conteúdo de um texto (por exemplo, Bíblia). É partir do pressuposto que o texto comunica mais do que se está posto.

Qual é o significado de mito ou alegoria?

É uma representação figurativa que transmite um significado outro que o da simples adição ao literal. É geralmente tratada como uma figura da retórica. Uma alegoria não precisa ser expressa na linguagem: pode dirigir-se aos olhos e, com frequência, encontra-se na pintura, escultura ou noutra forma de arte mimética.

Qual a função de alegoria?

A alegoria é uma figura de linguagem caracterizada como sendo um conjunto simbólico criado para transmitir um segundo sentido além do sentido literal das palavras.

Qual é a alegoria?

  • A Alegoria (do grego " allegoría " que significa “dizer o outro”) é um conceito filosófico e uma figura de retórica, utilizada em diversas artes (pintura, escultura, arquitetura, música, etc.) que significa literalmente, o ato de falar sobre outra coisa. Na literatura, a alegoria representa uma figura de linguagem, ...

Qual o uso da alegoria na filosofia clássica?

  • Na filosofia clássica, observa-se o uso da alegoria nos textos platônicos, principalmente o Mito da Caverna, narrado no Livro VII da República (Livro VII). Tal como na filosofia, os símbolos alegóricos também estão presentes na poesia, cujo maior exemplar são as Metamorfoses de Ovídio, e nas fábulas de Esopo.

Qual a alegoria da vida?

  • A alegoria já era discutida desde a antiguidade e foi muito utilizada nas narrativas mitológicas, com o intuito de explicar a vida humana e as forças da natureza. Para os gregos, ela significava um modo interessante de interpretação da vida.

Por que a alegoria tem sido usada na literatura?

  • Em que pesem as críticas, a alegoria tem sido uma usada na literatura de praticamente todas as nações. O Antigo Testamento hebreu, por exemplo, apresenta belos exemplares alegóricos, como no Salmo 80, que compara a evolução da história de Israel ao crescimento de uma vinha.

Postagens relacionadas: