O que os agrotóxicos fazem?

O que os agrotóxicos fazem?
Os agrotóxicos são produtos químicos que alteram a composição da flora e da fauna com o objetivo de evitar que doenças, insetos ou plantas daninhas prejudiquem as plantações. Até aí, parece uma boa solução: um produto que evita a danificação de plantações.
Porque os agrotóxicos são prejudiciais?
Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.
Quais são os agrotóxicos?
- Os agrotóxicos englobam uma vasta gama de substâncias químicas – além de algumas de origem biológica – que podem ser classificadas de acordo com o tipo de praga que controlam, com a estrutura química das substânci- as ativas e com os efeitos à saúde humana e ao meio ambiente (Agrofit, 1998).
Por que o Agrotóxico deve ser oferecido aos agricultores?
- O agrotóxico, assim como os outros insumos agrícolas, deve ser ofertado aos agricultores em quantidade e com a qualidade demandada pelo setor agropecuário, que se caracteriza pela sua intensa e constante evolução tecnológica. Neste contexto, a
Como o Agrotóxico funciona como um medicamento?
- Para garantir a segurança dos alimentos e da população, é preciso que o produtor siga as recomendações de aplicação dos produtos e que isso ocorra apenas com a autorização de um engenheiro agrônomo. Como o agrotóxico funciona como um medicamento, o engenheiro agrônomo atua como o médico que prescreve uma receita.
Qual o real sentido do termo agrotóxico?
- Portanto, não representa o real sentido do termo agrotóxico, que indica não apenas a sua finalidade de uso, mas também o caráter prejudicial destas substâncias, visualizado no radical “tóxico”.