Qual é a função de uma ekedi?

Índice

Qual é a função de uma ekedi?

Qual é a função de uma ekedi?

A equede, na maioria das casas, também é chamada de mãe e exerce a função de dama de honra do orixá regente da casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do orixá da casa, além dos demais orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes.

Qual a origem do candomblé?

  • Candomblé é uma religião afro-brasileira em que se pratica o culto de divindades de origem africana chamadas orixás. Assim, apesar de ter nascido na Bahia, no século XIX, o candomblé foi formado a partir de tradições religiosas africanas de povos iorubás.

Quais são os orixás no candomblé?

  • Alguns dos Orixás cultuados no Candomblé. Os Orixás são entidades que representam a energia e a força da natureza. Possuem personalidades, habilidades, preferências rituais e fenômenos naturais específicos, o que lhes conferem qualidades e forças distintas. Os Orixás desempenham um papel fundamental no culto quando são incorporados ...

Qual a diferença entre candomblé e umbanda?

  • A palavra “candomblé” significa “dança” ou “dança com atabaques” e é uma das religiões africanas mais praticadas no mundo. Esta religião cultua os orixás, normalmente reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas. Diferenças entre o Candomblé e a Umbanda.

Qual o aspecto de uma cerimônia de candomblé?

  • Aspecto de uma cerimônia de Candomblé. Os rituais de Candomblé são, via de regra, realizados por meio de cânticos, danças, batidas de tambores, oferendas de vegetais, minerais, objetos e, às vezes, sacrifício de alguns animais. Os participantes devem usar trajes específicos com as cores e guias do seu orixá.

Postagens relacionadas: