O que é alcatrão e qual sua importância?

Índice

O que é alcatrão e qual sua importância?

O que é alcatrão e qual sua importância?

O alcatrão é uma mistura de substâncias betuminosas, espessa, escura e de forte odor, que se obtém da destilação de certas matérias orgânicas, principalmente de carvão, ossos e de algumas madeiras resinosas. Destes tipos, o alcatrão de hulha é o produto mais conhecido e comercializado, geralmente por siderúrgicas.

Para que é usado o alcatrão?

O Alcatrão Vegetal pode ser aplicado em várias finalidades, entre elas: uso veterinário, farmacêutico, indústria química, fabricação de espumas de poliuretano. Entre seus efeitos podemos citar: antisséptico, antiparasitária, anti-seborréico, germicida, antipruginoso, queratoplástico, protetor e repelente de insetos.

Como o alcatrão é feito?

O alcatrão é um produto líquido de cor preta, viscoso, de composição variável e muito complexa. Ele é originário da Coqueria, no processo de coqueificação do carvão, no qual as partes voláteis do carvão são separadas durante o aquecimento formando gases.

Qual é o hidrocarboneto presente no alcatrão?

hidrocarbonetos policíclicos aromáticos O alcatrão é, na realidade, uma mistura de mais de 4000 substâncias. Dentre elas, as principais são os HPAs, isto é, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, constituintes de uma família de compostos caracterizados por possuírem dois ou mais anéis condensados.

O que é carvão de alcatrão para que serve?

O alcatrão de carvão é um produto do processamento do carvão. Nele é possível encontrar inúmeras substâncias associadas ao surgimento de câncer, como fenóis, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), enxofre, aminas aromáticas, benzeno, arsênio, cádmio, níquel e cromo.

Para que serve carvão de alcatrão?

Usos. Por se tratar de uma mistura complexa de hidrocarbonetos, o alcatrão é separado em suas frações, o que lhe permite fornecer matéria-prima para inúmeros produtos químicos. tais como desinfetantes, impermeabilizantes, farmacêuticos, plásticos, entre outros.

Para que serve o carvão de alcatrão?

O alcatrão de carvão é um produto do processamento do carvão. Nele é possível encontrar inúmeras substâncias associadas ao surgimento de câncer, como fenóis, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), enxofre, aminas aromáticas, benzeno, arsênio, cádmio, níquel e cromo.

Quais são os tipos de alcatrão?

Ao passar por um processo de destilação fracionada, o alcatrão de hulha dá origem a cinco frações (óleo leve, óleo médio, óleo pesado, óleo de antraceno e piche) que têm muito valor comercial.

O que é o alcatrão do cigarro?

O alcatrão, também encontrado nos cigarros, não se trata de uma substância como a nicotina, mas de uma mistura de substâncias, na qual predominam compostos de natureza aromática (apresentam anéis de benzeno).

O que Éalcatrão?

substantivo masculino Substância escura e viscosa que se obtém pela destilação da hulha ou do petróleo.

Qual é a origem do alcatrão?

  • Em Portugal, a palavra alcatrão também é usada como sinónimo de asfalto . Na clássica experiência em laboratório da origem da vida, por Stanley L. Miller e Harold C. Urey, foi produzido alcatrão como o produto mais abundante (85% da produção). ↑ Mark Eastman, M.D. e Chuck Missler (2010).

Quais são as substâncias do alcatrão?

  • Além dos HPAs, as outras substâncias que compõem o alcatrão são fenóis, cresóis, nitrosaminas não voláteis, íons metálicos e até mesmo compostos radioativos, como o polônio 210. Dentre os componentes do alcatrão, pelo menos sessenta são cancerígenos, como os íons metálicos arsênio, cádmio e níquel.

Como é utilizado o alcatrão nos cosméticos?

  • Já nos cosméticos, o alcatrão é utilizado em sua maior parte na composição de sabonetes, géis de cabelo, tinturas de cabelo semi permanentes, além de produtos ligados ao combate de caspa, como shampoos, cremes e loções.

Qual a diferença entre nicotina e alcatrão?

  • Dos produtos betuminosos que são obtidos nesse processo, o mais comum e utilizado nos dias de hoje é o alcatrão de hulha, já que ele é muito conhecido e utilizado com grande frequência pelas siderúrgicas. Logo abaixo serão apresentados mais detalhes desse alcatrão. Casos da Química 045 - Qual a diferença entre nicotina e alcatrão?

Postagens relacionadas: