O que é alelopatia de plantas?

Índice

O que é alelopatia de plantas?

O que é alelopatia de plantas?

O fenômeno da alelopatia é definido como o “processo que envolve metabólitos secundários produzidos por plantas, algas, bactérias e fungos que influenciam o crescimento e desenvolvimento de sistemas biológicos.” Segundo Molisch, alelopatia é “a capacidade das plantas, superiores ou inferiores, produzirem substâncias ...

O que é a alelopatia como ela pode ocorrer no campo?

Alelopatia é o fenômeno que uma planta exerce sobre outra planta, inibindo sua germinação, crescimento e/ou o seu desenvolvimento. ... O banco de sementes de plantas daninhas em um campo de produção é importante na definição do nível de infestação futura de uma lavoura de soja.

Qual a função da alelopatia para as plantas na natureza?

A alelopatia caracteriza-se pela produção e liberação de compostos químicos no meio ambiente, no processo de decomposição e lixiviação dos resíduos vegetais. Os aleloquímicos afetam todas as funções vivas das plantas (fotossíntese, respiração, nutrição mineral, transpiração, resistência e crescimento).

Como ocorre a liberação dos aleloquímicos no ambiente?

A liberação dos aleloquímicos das plantas para o ambiente pode ocorrer a partir de diferentes meios (Figura 1), como por lixiviação através dos tecidos, por volatilização, por decomposição de resíduo vegetal ou mesmo por exsudação radicular (RICE, 1984; SOUZA, 1988; WEIDENHAMER, 1996; WEIR et al., 2004).

Qual a importância da alelopatia?

A alelopatia tem sido reconhecida como um importante mecanismo ecológico que influencia a dominância vegetal, a sucessão, a formação de comunidades vegetais e de vegetação clímax, bem como a produtividade e manejo de culturas.

Por que a alelopatia é importante?

  • Devido à complexidade biológica destes mecanismos de ataque e defesa na natureza, é difícil diferenciar e identificar os efeitos de cada um. A alelopatia é considerada importante principalmente quando uma planta invasora afeta uma espécie cultivada que causa prejuízos. Também tais substâncias podem atuar de forma favorável acelerando o crescimento.

Quais são os compostos químicos produzidos por plantas alelopáticas?

  • Os compostos químicos produzidos por plantas alelopáticas são denominados aleloquímicos e, geralmente, são oriundos do metabolismo secundário das plantas. Em sua maioria, pertencem ao grupo dos terpenoides, compostos nitrogenados e compostos fenólicos.

Qual a diferença entre plantas daninhas e daninhas?

  • R.S. Oliveira Jr. et al. (Eds.), Biologia e Manejo de Plantas Daninhas (2011) ISBN 99-02-9 96Pires & Oliveira entre plantas cultivadas, entre plantas daninhas, e entre plantas daninhas e plantas cultivadas.

Postagens relacionadas: